Blog da NatusVita

7 Dicas para Ter Unhas Grandes e Fortes!

As unhas são parte do visual elegante de uma mulher ou até mesmo de uma pessoa que passa a sensação de saudável. Mas, como você já deve saber, ter unhas grandes, saudáveis e que não quebram é uma tarefa que pode ser complicada para muita gente.

Unhas quebram por vários e diferentes motivos:

  • Porque você não cuida delas;

  • Porque você tem o hábito de roê-las;

  • Porque você usa as unhas de maneira pouco segura (como para abrir utensílios sem proteção);

  • Porque você não higieniza elas;

  • Porque você pinta as unhas demais;

  • Porque você se alimenta mal.

Nesse artigo, separamos algumas dicas de como manter suas unhas fortes e grandes, com cuidados simples e que você pode adicionar no seu dia a dia.

Exercite os dedos

Uma boa maneira de manter suas unhas fortes e grandes – além de saudáveis – é garantir que o fluxo sanguíneo que chega nessa parte dos dedos esteja sempre frequente. Por isso, exercitar os dedos é uma boa estratégia para deixar tudo bem forte e brilhante.

Você pode alongar sempre os dedos das mãos, adicionar hobbies na rotina como tocar piano e até mesmo passar mais tempo digitando em máquinas ou computadores. Com os dedos ativos, suas unhas terão muito mais chance de serem saudáveis.

Alimente-se bem e use suplementos sempre que necessário

Unhas fracas, quebradiças e com aspecto feio podem ser o resultado de uma alimentação muito irregular ou cheia de carências alimentares. Por isso é que o outro cuidado que você precisa ter quando o assunto é unhas fortes e grandes é com sua alimentação.

Evite praticar dietas muito restritivas, que te proíbem de consumir vários tipos de alimentos e, consequentemente, nutrientes e sempre invista em manter um prato de refeições colorido e rico em nutrientes – em especial as vitaminas A, C e B, além de minerais como o ferro, cálcio e magnésio. A ingestão de proteínas também é essencial para garantir unhas sempre saudáveis.

Além disso, você pode complementar a sua alimentação com suplementos específicos e que ajudam a fortalecer as estruturas que formam as unhas, como o colágeno. Converse com seu médico ou nutricionista sobre o assunto e garanta esse auxílio natural.

Ou ainda suplementos mais específicos, como o Innovelle Hair & Nail, que é um suplemento especialmente desenvolvido para fortalecer, auxiliar no crescimento das unhas e inclusive dos cabelos.

Cuide das unhas com ajuda da manicure

Visitar a manicure regularmente também é um cuidado que pode lhe ajudar a manter as unhas fortes e grandes. Elas vão ser responsáveis por cuidar da saúde das unhas, fazendo a limpeza correta da região, controlando seu tamanho e até mesmo evitando a presença de machucados ou unhas encravadas. Elas também podem lhe ajudar a aplicar esmaltes nutritivos ou bases fortalecedoras para manter as estruturas sempre brilhantes e fortes.

Vale lembrar também que a manicure deve lhe ajudar a controlar o uso de esmalte para evitar que as unhas sejam prejudicadas pelo excesso de química desse produto. Dessa maneira, elas podem criar uma rotina de cuidados que intercale uma semana com e outra sem esmalte, para que o tecido possa respirar normalmente e se manter saudável.

Não se esqueça que o tamanho das unhas também é um cuidado que você precisa ter para que elas não quebrem regularmente. É claro que você quer ter unhas grandes, mas conte com a ajuda da manicure para encontrar um tamanho certo e saudável.

Hidrate-se sempre

As unhas são estruturas que dependem muito da hidratação corporal como um todo para se manter com qualidade. Por isso, beber água e outras bebidas ricas nesse líquido é uma estratégia importante para garantir sua saúde.

A hidratação direta da unha, com cremes específicos para tal, também é essencial. Dessa maneira, os tecidos que formam essa película se tornam mais fortes, saudáveis e brilhantes, além de menos quebradiços.

Proteja sua cutícula

Muitas mulheres criaram o hábito de tirar a cutícula dos dedos desde pequenas, para deixar as unhas mais bonitas e “limpas”. Entretanto, a cutícula é uma camada protetora importante para a saúde dos dedos. É ela que evita infecções no tecido local e garante a hidratação correta da estrutura rígida da unha.

Quem tira cutícula demais corre o risco de deixar unhas enfraquecidas e doentes, com um aspecto pouco vistoso ao longo dos anos. Por isso, proteja ao máximo suas cutículas. Caso opte por não tirá-las, use uma espátula de unha para empurrá-las e use cremes para sempre hidratá-las e manter todo o tecido da região bem saudável.

Cuidado com as unhas encravadas

Cortar unhas de maneira irregular ou até mesmo tirar cutículas sem muito cuidado pode lhe levar a desenvolver unhas encravadas com maior frequência – especialmente nos pés. Isso pode deixar as estruturas ainda mais enfraquecidas e sensíveis.

Além de todos os cuidados com a manicure, uma boa maneira de evitar unhas encravadas é evitar sapatos apertados e, para as unhas das mãos, não roer.

Use o removedor certo

Qual removedor de esmaltes você usa nas suas unhas? A escolha desse produto também é importante para a saúde do mesmo. Acetonas são as preferidas, mas também são as mais prejudiciais para a saúde das unhas, visto que ressecam o tecido e o deixam mais quebradiço. Existem removedores livres desse composto químico que podem garantir mais saúde para a sua unha na hora de remover a tinta de um esmalte ou base.

Cuidar das unhas para deixá-las ainda mais fortes e grandes é uma rotina diária, assim como você costuma fazer com os cabelos, com a pele e até com o seu corpo. Por isso, sempre dedique um tempo do seu dia para essa parte tão importante do seu visual e também da sua saúde, afinal, unhas saudáveis significam também uma vida mais saudável.

Como você costuma fazer para deixar suas unhas fortes e grandes? Conte para a gente!

Responder