Blog da NatusVita

Triptofano – Entenda sua importância para seu organismo.

O Triptofano é um aminoácido essencial, devido a sua incapacidade de ser produzido pelo organismo, por isso, ele deve ser oferecido na alimentação em proporção adequada às necessidades individuais.

Para que serve?

Ele possui papel fundamental na química cerebral, por isso, existe uma grande relação entre inadequação alimentar de Triptofano, desequilíbrio na neurotransmissão e alterações neurológicas importantes.
Seu papel é essencial na síntese de proteínas e como precursor de muitos metabólitos biologicamente ativos importantes. Estes incluem a serotonina (controla o humor, comportamento, saciedade, ingestão alimentar), o hormônio melatonina (controla o ritmo diário, o sono e outros processos importantes) e a produção da Vitamina B3 (essencial em diversas reações metabólicas, metabolismo energético e na replicação, diferenciação e reparo do DNA).

Como funciona?

O Triptofano é o único precursor da serotonina, com isso, o seu consumo pode aumentar a concentração de serotonina no sistema nervoso central e alterar o metabolismo e a atividade desse sistema. A diminuição da produção de serotonina tem sido relatada em pacientes com transtornos depressivos, transtornos afetivos, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, ansiedade, distúrbios do sono e do apetite.

Com isso, sabendo que a produção de serotonina é um processo que depende do Triptofano, sendo o seu precursor natural, ele tem sido recomendado para aumentar os níveis de serotonina no organismo, para tratamento de depressão, regularização do sono, do apetite, da sensibilidade à dor e melhora das atividades cognitivas.

Benefícios?

O Triptofano é um aminoácido essencial e precisa ser reabastecido por meios dietéticos, por isso, a disponibilidade de serotonina no corpo, diminui se a ingestão de Triptofano for limitada e, assim, a disponibilidade de substrato para a síntese de serotonina no sistema nervoso central é reduzida.

Em consequência de uma dieta desequilibrada e deficiente em vegetais e demais alimentos fonte, o Triptofano pode não estar sendo oferecido ao organismo em quantidades diárias necessárias, sendo a suplementação nutricional um meio de garantir o consumo adequado deste que é um aminoácido essencial.

A serotonina do sistema nervoso central desempenha um papel importante na modulação de comportamentos. Prejuízos e alterações dentro deste sistema têm sido associados a vários distúrbios, em particular ansiedade e depressão, comportamentos relacionados à fome e à saciedade, reprodução e processos de atenção.

A Serotonina e o Triptofano também influenciam fatores ligados ao ciclo e a qualidade do sono, devido a sua capacidade de aumentar os níveis cerebrais do hormônio melatonina. Portanto, a síntese de melatonina é realizada a partir de seu precursor, o Triptofano. Em humanos, a privação do sono é acompanhada por sinais de fadiga, déficit de atenção e irritabilidade, com capacidade discriminativa significativamente diminuída.

Onde Comprar

Você pode comprar clicando ao lado: Triptofano

No site da Natusvita.com.br você pode pagar em até 10X sem juros.

O envio é realizado para todo o Brasil.

Responder