Blog da NatusVita

Tribulus Terrestris – O que é? É bom mesmo?

O uso de ervas medicinais no tratamento de condições clínicas e até mesmo na melhora da qualidade de vida ou forma física de um indivíduo sempre foi comum para nós humanos. Entretanto, com o avanço da ciência e das pesquisas, o poder de muitas ervas está sendo comprovado agora, fazendo com que o mercado e a indústria farmacêutica se interessem ainda mais por alguns produtos específicos.

O Tribulus Terrestris é um desses compostos que tem chamado a atenção de muitos especialistas em saúde e, principalmente, de pacientes que buscam o auxílio desses profissionais para melhorar a forma física. Que tal conhecer um pouco mais sobre ele nesse artigo?

Tribulus Terrestris - O que é?

O que é Tribulus Terrestris?

Tribulus Terrestris é o nome dado a um produto que é desenvolvido a partir de uma erva muito encontrada na região do mediterrâneo. A erva produz um extrato específico, utilizado como um produto medicinal na Europa e na África por muitos anos, para tratar problemas de cunho sexual, disfunção erétil e desequilíbrios hormonais.

Por conta de sua popularização no mundo ocidental, a Tribulus Terrestris hoje pode ser encontrada em diversas formas – como cápsulas, chás, suplementos, extratos e comprimidos – para ser adicionado de maneira simples na alimentação de um paciente

Para que serve o Tribulus?

O tribulus terrestris pode ser usado para auxiliar em aspectos hormonais homens e mulheres, que reagem de maneira diferente ao consumo desse tipo de produto.

De uma maneira geral, esse extrato da erva é considerado capaz de aumentar a produção do hormônio testosterona pelo organismo humano, auxiliando na regulação dos níveis desse produto no nosso corpo.

A testosterona é um hormônio de efeito anabólico e pode ser funcional para homens e mulheres, atuando na composição corporal desses indivíduos, no desejo sexual e até mesmo na regulação de desequilíbrios hormonais que podem afetar a saúde de pacientes de ambos os sexos.

Como funciona o Tribulus?

O tribulus terrestris conta com uma substância de nome protodioscina, que é considerado seu composto ativo e capaz de atuar no organismo após o consumo de seu extrato. Essa seria a substância que aumenta a produção de óxido nítrico pelo corpo e apresenta funções termogênicas e vasodilatadoras.

No aspecto cardiovascular, o consumo da tribulus terrestris atua das seguintes maneiras:

  • Aumento da vasodilatação em todo o organismo (reduzindo pressão arterial e aumentando o tempo de ereção em alguns casos);

  • Controle da pressão arterial com a inibição da produção de angiotensina.

No aspecto hormonal esse composto age de apenas uma maneira no organismo:

  • Estímulo da produção de hormônio LH, que é responsável pela produção de testosterona.

Esse suplemento se tornou mundialmente conhecido por conta desse segundo efeito esperado após o seu consumo: o hormonal. O grande aumento na produção de LH e, consequentemente, testosterona, leva o indivíduo a aumentar a libido sexual, aumentar a resistência e força, a densidade mineral óssea, o sistema imunológico, ativar o metabolismo e, é claro, aumentar a massa muscular.

Tribulus Terrestris - Funciona?

Quais são os benefícios do Tribulus Terrestris?

O consumo de tribulus terrestris está relacionado a uma grande quantidade de benefícios que são causados pelo aumento da produção de testosterona pelo organismo. Abaixo, listamos os principais:

Ação afrodisíaca

Ao agir na produção de testosterona corporal, é natural que uma das consequências do consumo desse suplemento seja o aumento do desejo sexual. Por isso, muitos profissionais recomendam o uso do extrato para indivíduos de ambos os sexos que estejam enfrentando dificuldades no aspecto sexual.

Para homens o efeito pode ser ainda melhor, visto que o aumento da produção de testosterona pode auxiliar no tratamento de disfunções sexuais, atuando como um “viagra natural”.

Aumento da massa muscular e definição corporal

A testosterona é um hormônio muito relacionado com o aumento da massa muscular corporal por participar ativamente da formação desses tecidos no organismo. Por isso, o uso do tribulus terrestris é muito recomendado para indivíduos que desejam aumentar o ganho de massa magra e, principalmente, definição corporal.

Redução da pressão arterial e melhora do funcionamento cardiovascular

O tribulis terrestris conta com uma excelente ação vasodilatadora, que favorece muito o funcionamento do sistema cardiovascular humano como um todo. Além de sobrecarregar menos o coração, a vasodilatação permite a redução da pressão arterial e pode até mesmo favorecer outros órgãos do corpo, como os sexuais (já que para o homem isso pode significar melhora na ereção).

Controle dos sintomas da menopausa

Para mulheres, o uso do tribulus terrestris pode significar uma melhora significativa em sintomas relacionados com a menopausa. Controle das dores de cabeça, melhora do humor, aumento da libido, menor sensação de cansaço e até melhora no perfil lipídico dessas pacientes são alguns dos benefícios observados.

Tribulus tem efeitos colaterais?

Assim como todo medicamento, o uso de tribulus terrestris pode vir associado a alguns efeitos colaterais e, por isso, seu uso só deve ser realizado com supervisão e orientação profissional.

O consumo em excesso desse extrato pode resultar em quadros de intoxicação, ginecomastia (em homens), queda na coordenação motora, produção de pelos e voz grossa (em mulheres), dores gastrointestinais, maior produção de acne.

Esse composto também é considerado proibido para o consumo por gestantes, lactantes e crianças, além de indivíduos com problemas cardiovasculares ou doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes ou câncer).

Como posso tomar o Tribulus Terrestris?

O consumo do Tribulus Terrestris, como afirmamos acima, só deve ser feito após prescrição e recomendação de um profissional médico ou nutricionista, visto que cada indivíduo conta com uma dosagem individualizada e adequada para seu perfil.

A dosagem tradicional de consumo pode variar de 250 a 1500mg e as dosagens por dia podem chegar a até 3 vezes, de acordo com a orientação do profissional responsável pela prescrição.

Suplementos mais Eficazes que Tribulus Terrestris

Vale lembrar que o uso principal do Tribulus se deve em relação ao estímulo de produção de testosterona, há outros produtos que possuem ação similar, como o caso do ProMelaton, clique e veja.

Você já conhecia a Tribulus Terrestris? Sabia que esse suplemento poderia ter efeitos tão poderosos no seu organismo e na produção de um hormônio tão importante quanto a testosterona? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre o tema!

Responder