Blog da NatusVita

Sucos Detox – Os Melhores e Como Fazer

Sucos Detox Melhores Receitas

A alimentação natural e baseada em alimentos frescos e nutritivos é uma base para viver uma vida mais equilibrada e saudável. Por isso, para quem não é muito fã dos pratos de salada ou das porções de frutas ao longo do dia, os sucos detox surgem como uma excelente alternativa para cumprir uma determinada necessidade de nutrientes para a sua saúde.

É claro que os sucos de frutas naturais – ou até mesmo sucos feitos com legumes e vegetais – são ótimas opções nutritivas para sua alimentação, mas você sabia que pode transformá-los em belos copos de suco detox? Nesse artigo vamos lhe explicar o que são esses sucos, seus benefícios para sua saúde e como você pode prepará-los!

O que é o Suco detox?

Suco detox é o nome dado para a bebida preparada com ingredientes que tem como sua principal característica e propriedade nutricional a capacidade de desintoxicar o corpo. Quando falamos em desintoxicação, estamos falando da eliminação de compostos que são tóxicos para o corpo por diversas vias (urina, fezes e suor), assim como da capacidade do organismo em combater a ação de radicais livres, reduzindo seus efeitos negativos na saúde.

O nome Detox é dado para esse tipo de suco porque ele conta com essas características diuréticas, antioxidantes e de melhor funcionamento do sistema gastrointestinal, favorecendo todo o metabolismo corporal.

Várias são as receitas de suco detox e, por isso, muitos ingredientes podem ajudar a compor bebidas com maior concentração de fibras alimentares, antioxidantes, vitaminas, minerais e água.

Quais são os benefícios dos Sucos Detox?

Você já sabe que os sucos detox fazem bem para a sua saúde, mas você sabe exatamente como isso acontece? São vários os benefícios diretos e indiretos dessa bebida, portanto, que tal conhecer alguns?

Fonte rica em fibras alimentares

Sucos detox são verdadeiras potências quando o assunto é ingestão de fibras alimentares. Por serem preparados com grandes porções de folhas, legumes e frutas, a carga de fibras alimentares em cada copo é significativamente grande.

As fibras podem trazer benefícios para o funcionamento do coração, para controlar os níveis de gordura e glicose no sangue, para melhorar o trânsito gastrointestinal e, principalmente, para controlar o apetite após sua ingestão.

Fonte rica em vitaminas e minerais

Nós humanos temos uma necessidade nutricional diária de vitaminas e minerais que precisamos atingir diariamente. Na grande maioria das vezes, é difícil conseguir garantir a ingestão de todos esses nutrientes, especialmente para quem vive uma rotina atribulada. Por isso, a ingestão de sucos detox pode garantir o fornecimento da grande maioria desses nutrientes, evitando sua deficiência no organismo.

Fortalecimento do sistema imunológico

Com a ingestão de um maior volume de nutrientes, é natural que o sistema imunológico funcione melhor com o aporte desses substratos que ele precisa para combater sintomas e doenças. Por isso, tomar suco detox também pode lhe ajudar a manter a saúde em dia e seu organismo mais forte e preparado para combater infecções e inflamações.

Metabolismo mais ativo

Sucos detox são bebidas ricas em compostos termogênicos, que tem como uma de suas funções aumentar o metabolismo corporal e torná-lo mais eficiente na queima de calorias. Por isso, esses sucos, além de controlar o apetite com o aumento da ingestão de fibras alimentares, também podem lhe ajudar a perder aqueles quilinhos extras com a queima mais eficiente de calorias.

Menos quadros de inchaço corporal

Os sucos detox são bebidas com carecterísticas diuréticas fortes. Isso significa que ajudam a evitar a retenção hídrica e, consequentemente, a sensação de inchaço em todo o corpo. Por isso, a forma física pode ser favorecida com essa redistribuição hídrica no corpo.

Como Fazer Sucos Detox

Confira 5 receitas de Sucos Detox para fazer em casa

Como afirmamos anteriormente, os sucos detox podem ser variações de receitas que unem as propriedades de frutas, verduras e legumes e, por isso, existem várias versões de saborosas bebidas com essas características. Separamos cinco receitas para você dar o pontapé direito na adição desse tipo de suco na sua rotina alimentar:

Suco Detox Clássico

  • 1 folha de couve;

  • ½ limão espremido;

  • ⅓ de pepino;

  • 1 maçã;

  • 150mL de água de coco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em um copo cheio de gelo, sem coar.

Suco Detox de Abacaxi e Couve

  • 1 fatia de abacaxi;

  • 1 maçã verde;

  • 1 rodela de pepino;

  • 1 folha de couve;

  • 1 colher de chá de gengibre;

  • 100mL de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em um copo cheio de gelo, sem coar.

Suco Detox de Melância e Canela

  • 1 fatia de melancia;

  • 1 limão espremido;

  • 1 colher de café de canela;

  • 150mL de água de coco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em um copo cheio de gelo, sem coar.

Suco Detox de Tomate

  • 4 tomates pelados;

  • 25mL de suco de limão;

  • Água com gás.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em um copo cheio de gelo, sem coar.

Suco Detox de Couve, Beterraba e Gengibre

  • 1 colher de folhas de hortelã;

  • 2 folhas de couve;

  • 1 beterraba;

  • ½ pepino/

  • 1 colher de chá de gengibre;

  • 1 copo de água.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em um copo cheio de gelo, sem coar.

Suplementos para complementar seu Suco Detox

Para deixar seu suco detox ainda mais poderoso, você pode contar com o suporte de alguns suplementos alimentares específicos, que vão desenvolver características nutricionais essenciais da sua bebida.

Para adicionar na receita do suco você pode contar com o Whey Protein, que aumenta o valor proteico da bebida. Para acompanhar o suco, você pode consumir cápsulas de compostos isolados (como antioxidantes e fibras) que vão favorecer o resultado da bebida, como a Quitosana, o Café Verde, o Picolinato de Cromo e Colina e as cápsulas Detox.

Você já tem o hábito de consumir suco detox no seu dia a dia? Complementa essa ingestão com algum suplemento específico? Conte para a gente suas experiências e receitas favoritas!

Responder