Blog da NatusVita

Silício Orgânico. Saiba um pouco mais sobre esse mineral

O Silício Orgânico está relacionado com a saúde da pele, unhas e cabelo, por isso, cada vez mais ele vem se popularizando principalmente entre as mulheres.

O Silício é um elemento traço muito abundante na natureza e o Silício Orgânico é a forma estabilizada desse mineral. Aquele tipo que é encontrado no corpo humano e que tem maior eficiência sobre as funções orgânicas. Ele pode ser encontrado nos ossos, vasos sanguíneos, cartilagem e tendões, pele, cabelo e unhas.

As principais fontes alimentares do Silício são: aveia, cevada, centeio, arroz integral, nabo e alguns outros vegetais. Mas a sua biodisponibilidade no organismo, vai depender da idade do indivíduo, do processamento e do tipo de alimento.

Pele Bonita com silício orgânico

Para que serve?

O Silício Orgânico favorece a formação de moléculas envolvidas na produção de tecido conjuntivo e ósseo. Isso quer dizer que ele estimula a síntese natural de colágeno, o maior constituinte da pele. Por isso, ele ajuda a manter a firmeza da pele, prevenindo a formação de rugas e aquele aspecto de envelhecida. Além disso, ele favorece a hidratação da pele, devido à sua capacidade de manter a água ligada na derme e na epiderme.

O Silício Orgânico também está presente na estrutura das unhas e dos cabelos, auxiliando, na manutenção do crescimento e resistência desses tecidos, porque ele participa da síntese de colágeno e melhora da estrutura de glicosaminoglicanos na queratina de cabelos e unhas. Em unhas e cabelos quebradiços observa-se uma perda de Silício Orgânico na sua estrutura.

Ele também está presente nas cartilagens e atua em conjunto com o cálcio e favorece a absorção de cobre e magnésio, contribuindo para o crescimento e manutenção dos ossos.

Silício Orgânico para uma pele bonita

Quais os Benefícios do Silício Orgânico?

Há uma relação entre o envelhecimento do corpo com o teor de Silício Orgânico presente nele. No período fetal há uma grande quantidade de Silício Orgânico nos tecidos e com o passar dos anos essa quantidade vai diminuindo. Por isso, a diminuição do Silício Orgânico é um dos responsáveis pelas características que marcam o envelhecimento.

Portanto, a nutrição da pele, cabelos, unhas e demais tecidos, acontece de dentro pra fora. Por isso, é importante ficar atento ao aporte adequado de nutrientes para oferecer ao organismo um ambiente propício em que se tenha disponível os ingredientes para síntese de substâncias endógenas que são diminuídas com o processo de envelhecimento.

Responder