Blog da NatusVita

Silício Orgânico: O que é? Quais os seus benefícios?

O que é Silício Orgânico?

O Silício Orgânico é o segundo oligoelemento mais abundante na terra. Ele está presente no organismo dos animais e do homem e exerce papel fundamental no metabolismo de tecidos como o osso, na formação de cartilagens, articulações, pele, cabelo e unhas. Mas, o destaque das funções do Silício Orgânico é a síntese de colágeno tipo I e o aumento da expressão da atividade da enzima prolina hidroxilase.

Ao isolar células do tecido cartilaginoso, notou-se que o Silício Orgânico exerceu efeito estimulante na síntese do colágeno. Assim, demonstrando que a enzima prolina hidroxilase, resultante da síntese do colágeno, atinge a sua atividade máxima apenas na presença de uma concentração adequada de Silício Orgânico.

Silício Orgânico e o Envelhecimento

Observa-se durante todo o desenvolvimento do corpo humano a relação do teor de Silício Orgânico com o envelhecimento dos tecidos. No feto há uma grande quantidade de Silício Orgânico e com o passar dos anos a diminuição do teor de Silício Orgânico é particularmente significativa na aorta, outros vasos arteriais e na pele. Portanto, o envelhecimento do organismo é acompanhado da diminuição do Silício Orgânico, que por sua vez, é responsável por características que marcam o envelhecimento.

Se não bastasse a consequência do envelhecimento, descobriu-se que nos seres humanos a biodisponibilidade do Silício Orgânico por meio da alimentação é fraca e diminui com a idade e com a diminuição da absorção de estrogênio.

Benefícios do Silício Orgânico para a Pele

Muitos fatores podem influenciar as variações de velocidade e agravamento do envelhecimento da pele. Neste processo, ocorre a progressiva perda do colágeno com a idade. Possivelmente a diminuição das moléculas de Silício Orgânico disponíveis no organismo exercem grande influência sobre esse fator. Estes fenômenos relacionados ao avanço da idade contribuem para a aparente desidratação, atrofia e perda de elasticidade que caracteriza a pele envelhecida.

Outro destaque para atuação do Silício Orgânico na pele se dá pela sua capacidade de manter a água ligada ao ácido hialurônico e às proteoglicanas, permitindo a ligação da água às estruturas dérmicas, com excelente potencial de hidratação.

Está bem estabelecido que a deficiência de Silício Orgânico resulta na diminuição do colágeno, secura, perda de elasticidade, atrofia epidérmica e enrugamento da pele.

A ação do Silício Orgânico também se dá pelo mecanismo de neutralizar a ação dos radicais livres amenizando um dos fatores extrínsecos causadores do envelhecimento que é a exposição a esses reatores.

Silício Orgânico para as Unhas e Cabelos

Saúde da pele, cabelos e unhas

Pela sua atuação sobre a síntese de colágeno, entende-se que estruturas secundárias como cabelo e unhas possam ser beneficiadas por um ambiente orgânico em que o Silício esteja presente.

As unhas são estruturas formadas a partir das proteínas, que tem a capacidade de crescer de acordo com a disponibilização de nutrientes envolvidos nesse processo. Quando determinados nutrientes estão deficientes, a tendência é que a taxa de crescimento diminua. Outros aspectos como manchas, ranhuras e enfraquecimento são notados e fazem a unha perder seu vigor. A desmineralização da unha pode ocorrer por consequência do processo do envelhecimento do organismo e/ou por falta de nutrientes, sendo um deles o Silício Orgânico. Portanto, unhas quebradiças e consequente diminuição da taxa de crescimento podem ser reflexo da carência de Silício Orgânico. Esse fato pode ser explicado ao analisar as cinzas das unhas que contém cerca de 19% de Silício Orgânico. Ao analisar unhas quebradiças nota-se que há uma perda de Silício Orgânico, algo entre 30 a 50% da sua composição.

Já o cabelo pode conter 6% de Silício Orgânico. Além disso, a estruturação e crescimento dos fios depende do colágeno que tem a sua síntese estimulada pela presença de Silício Orgânico.

Suplementar com Silício

Atualmente, são estudadas muitas medidas que visam amenizar e retardar o processo de envelhecimento através de procedimentos, produtos e condutas para auxiliar na nutrição da pele.

Mediante à importância da pele com relação à saúde e estética, estratégias de suplementação com base nos ingredientes envolvidos na produção de Silício Orgânico são alternativas naturais que podem ser empregadas sem contra indicação.

O Pro SilicOrganic da NatusVita é um suplemento vitamínico e mineral em cápsulas composto por cálcio, colina, vitamina C e vitamina B5 que foi especialmente desenvolvido para oferecer importantes substâncias que atuam em sinergia para prover ao organismo um ambiente onde estão disponíveis todos os ingredientes necessários para a produção de Silício Orgânico. Pensa-se que oferecendo os ingredientes necessários para a síntese natural de Silício Orgânico, o organismo poderá ter suporte para a produção endógena normal dessa substância.

Referências bibliográficas:

PAPAKONSTANTINOU, E.; ROTH, M. KARAKIULAKIS, G. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Dermatoendocrinol. Vol. 4, n. 4, pp. 253-258. Julho 2012.

BAREL, A.; et al. Effect of oral intake of choline stabilized orthosilicic acid on skin, nails and hair in women with photodamaged skin. Arch Dermatol Res., v.297, pp. 147-153, 2005.

REFFITT, D. M. et al. Silicic acid: its gastrointestinal uptake and urinary excretion in man and effects on aluminium excretion. J. Inorg. Biochem. Vol. 30, n. 76, pp. 141-147, 1999.

VAN DYCK, E. et al. Binding of double-strand breaks in DNA by human Rad52 protein. Nature, 398, 728–731, 1999.

YAAR, M.; GILCHREST, B. A. Cellular and molecular mechanisms of cutaneous aging. J Dermatol Surg Oncol. Vol. 16, n. 10, pp. 915-922, 1990.

KOBAYASHI, D. et al. The effect of pantothenic acid deficiency on keratinocyte proliferation and the synthesis of keratinocyte growth factor and collagen in fibroblasts. J Pharmacol Sci. Vol. 115, n. 2, pp. 230-234, 2011.

COZZOLINO, S. M. F. Biodisponibilidade de Nutrientes. 5ª ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2016.

Responder