Blog da NatusVita

Semente de Chia. Venha entender seus Benefícios

Chia Seeds

Os super alimentos são um grupo de produtos que tem chamado a atenção de especialistas em saúde e alimentação. Eles são conhecidos por sua capacidade de modificar, de maneira positiva, aspectos do metabolismo e do funcionamento do organismo, aumentando a saúde e qualidade de vida de quem os consome de maneira regular.

Na lista de super alimentos que você pode encontrar por ai, sempre vai ver que a Chia está presente – e geralmente em destaque. Mas afinal, você sabe o que é a semente de chia e como ela pode atuar de maneira positiva na sua saúde? Nesse artigo contamos mais sobre o assunto!

O que é a Semente de Chia?

A Semente de Chia é derivada de uma planta chamada Salvia hispânica, que tem origem na América Central, onde é altamente popular e utilizada em diversas situações e receitas.

Essa sementinha é bem pequena e no formato oval, facilmente encontrada nas colorações marrom, preta, branca ou cinza e com características nutricionais muito valorizadas e específicas.

Chia, em Maia, quer dizer força e por isso esse era o principal alimento das civilizações que viviam nessa região antes da colonização hispânica. E ao conhecer mais essa semente você vai perceber que faz muito sentido dar esse nome tão forte a uma sementinha tão discreta e delicada.

Para que serve?

A Semente de Chia é um alimento muito versátil e, por isso, pode ser adaptada a vários tipos de receitas, pratos e rotinas alimentares, melhorando sabor, textura e valor nutricional dos mesmos.

De maneira geral, você vai ver a Chia adicionada a pratos com frutas picadas, batida com sucos, misturada em iogurtes e até mesmo em pratos salgados, como complementando omeletes e tapiocas. A Chia também pode ser usada para fazer uma farinha enriquecida, para produzir bolos e pães nutricionalmente interessantes para a nossa saúde.

Usa-se a semente de chia para aumentar a concentração de fibras alimentares de uma receita, como também para se beneficiar da sua concentração de nutrientes como o ômega 3, vitaminas e minerais.

Semente de Chia

Quais os benefícios da semente de Chia?

Consumir Chia regularmente pode garantir vários benefícios para a sua saúde e qualidade de vida – como se é esperado de um bom super alimento. Que tal conhecer algumas dessas vantagens de colocar a Chia na sua saúde?

Controla apetite

Por ser uma importante fonte de fibras alimentares, a semente de Chia pode oferecer uma vantagem significativa quando o assunto é controle do apetite (e do peso). As fibras, quando são ingeridas, ocupam um espaço no estômago e não passam por um processo de digestão, levando a maior sensação de saciedade e menor apetite.

Dessa maneira, elas também podem ajudar a facilitar o controle do peso e a perda de calorias a longo prazo.

Regulação do funcionamento do intestino

Quem se beneficia também do aumento da ingestão de fibras alimentares garantido pela semente de chia é o seu intestino. O mix de fibras encontrado nesse produto é capaz de aumentar a motilidade intestinal e facilitar a formação do bolo fecal, tornando a atividade desse órgão mais regular e normalizada.

Melhorar a saúde do coração

Uma das características nutricionais mais importantes da semente de chia é a sua alta concentração de ômega 3, um ácido graxo considerado essencial para a nossa saúde – e que precisa ser ingerido via alimentação.

A presença do ômega 3 na alimentação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, diminuir a concentração de colesterol nas artérias e é claro evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Fonte de cálcio

Para quem precisa equilibrar a ingestão de cálcio na alimentação diária, a semente de chia também pode ser uma boa aliada. Em 100g desse alimento é possível encontrar o mesmo volume de cálcio que um copo de leite e, por isso, ele pode ter papel importante no desenvolvimento e saúde da massa óssea, evitando quadros indesejados de osteoporose.

Fonte de ferro

Além do cálcio, a chia é também uma boa fonte de ferro de origem vegetal para a nossa saúde. Em 100g de chia é possível conseguir mais ferro do que a mesma quantidade de outros alimentos mais aclamados como fonte desse nutriente, como o espinafre, a couve e o brócolis.

Boa fonte de proteína

O que não podia faltar quando falamos de Chia é a sua boa concentração de proteínas em sua composição. Esse alimento, inclusive, é uma das melhores opções para quem precisa aumentar a ingestão do macronutriente e quer valorizar outras fontes que não sejam de origem animal. Em apenas 100g de Chia é possível encontrar até 16g de proteína de fácil absorção pelo organismo humano.

Quanto comer de chia?

A sugestão para consumo diário de chia pode variar bastante de acordo com cada indivíduo, visto que essa é uma questão que deve ser avaliada de maneira individualizada pelo profissional da saúde responsável por sua alimentação. Entretanto, acredita-se que uma porção média de 25g diárias é adequada para fornecer o volume necessário de nutrientes encontrados nesse alimento para a saúde humana.

Existe alguma contraindicação para o consumo de semente de chia?

A Chia só não é recomendada para consumo por indivíduos que apresentam algum tipo de alteração no funcionamento intestinal, visto que pode atuar diretamente no aumento da motilidade desse órgão. Por isso, indivíduos com síndrome do intestino irritável, diverticulite, diarreia e outros quadros similares devem evitar o consumo da mesma sem orientação médica.

Semente de Chia Original

A semente de chia é um alimento interessante para ter na sua dieta diária, seja na forma natural, como no formato de cápsulas isoladas. Qual é a sua maneira favorita de contar com ela nas suas refeições? Conte para a gente!

Responder