Blog da NatusVita

Psyllium – O que é? Para que serve? Benefícios

O Psyllium é uma fibra solúvel extraída da casca da semente da Plantago Ovata.

Psyllium – Para que serve?

O Psyllium tem a capacidade de reter água e de alterar a sua estrutura formando um gel em solução aquosa, por isso, é um interessante composto envolvido em eventos digestivos e de absorção e, na redução do risco de certas doenças.

Ele pode ser usado no tratamento e prevenção da constipação, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, neoplasias em cólon, Diabetes Mellitus, Hipercolesterolemia e perda de peso. Lembrando que ajustes na rotina alimentar são indispensáveis em todos esses casos.

Quais os Benefícios do Psyllium?

O Psyllium pode exercer muitos efeitos benéficos:

  • Redução do colesterol plasmático: Aumenta a excreção de ácidos biliares, desviando o colesterol do fígado e também pode afetar a absorção de gordura, com isso, diminuindo o LDL no sangue.
  • Proteção cardiovascular: Com a diminuição do colesterol sérico, diminui-se o risco para doenças cardiovasculares (inibição da formação de placas de gordura depositada nas artérias).
  • Controle da glicemia: torna a absorção dos carboidratos mais lenta, ocasionando em menor necessidade de secreção de insulina após a alimentação.
  • Efeito laxativo: Pode ser usado no tratamento da constipação para melhorar o funcionamento do intestino, pois, aumenta o volume fecal, torna as fezes mais macias e diminui a força de contração na evacuação.
  • Aumento da saciedade: O Psyllium pode atrasar a absorção de nutrientes e ocupar o volume do estômago, aumentando o tempo da sensação de saciedade.

Psyllium emagrace?

Em contato com a água as fibras do Psyllium incham e formam uma substância gelatinosa, e isso atrasa a absorção de nutrientes e ocupa o volume estomacal.

Esse atraso relacionado ao Psyllium na absorção intestinal de energia, pode modificar a ingestão de alimentos por: Diminuindo a sensação de fome; Induzir desconforto abdominal; Aumentar a saciedade.

Psyllium – Como funciona?

Ao ser consumido, o Psyllium capta água aumentando de tamanho e formando um gel. A expansão do seu tamanho permite a ocupação do estômago e com isso, a sensação de saciedade. Já esse gel formado, possibilita que nutrientes como colesterol, gordura, açúcar se liguem ao Psyllium diminuindo e retardando a absorção destes. A consequência disso é uma maior excreção de gordura pelas fezes, a diminuição da produção de insulina, já que diminuiu-se a absorção de açúcar e um menor consumo energético pela prolongamento do esvaziamento gástrico.

Ao reter moléculas de água, o Psyllium também proporciona o amolecimento das fezes favorecendo a passagem e a formação de fezes no cólon, podendo ser usado para a melhorar a constipação intestinal.

Responder