Blog da NatusVita

Por que utilizar Cálcio com Vitamina D?

Cálcio + Vitamina D

Mega Cálcio + Vitamina D da NatusVita

A baixa ingestão de Cálcio por meio da alimentação é um problema mundial, sobretudo na população idosa, e está associado com várias desordens da saúde (osteoporose, cânceres, aumento da pressão e cálculos renais). Por isso, a recomendação geral é o aumento do consumo do Cálcio objetivando diminuir o risco dessas doenças crônicas. Quanto a Vitamina D, tem se observado nos últimos anos, que a sua deficiência tem aumentado em virtude dos hábitos da vida moderna e principalmente por causa do tempo limitado de exposição ao sol pela população. A deficiência de Vitamina D tem sido relacionada com o desenvolvimento de doenças como o Diabetes tipo II, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide.

Seguindo essa necessidade, há no mercado suplementos à base de Cálcio enriquecidos com Vitamina D, como o Mega Cálcio + Vitamina D da NatusVita.

Cálcio

Formação Óssea

Formação óssea

O Cálcio é um mineral fundamental ao organismo, pois, desempenha funções biológicas como a contração muscular, mitose, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico e por fim, a sua principal importância está relacionada às funções que desempenha na saúde óssea, desde a formação, manutenção da estrutura e rigidez do esqueleto (ossos e dentes).

Vitamina D

A Vitamina D é um hormônio que regula o metabolismo do Cálcio e do fósforo. Assim sendo, sua principal função é manter os níveis séricos de Cálcio e fósforo em um estado normal capaz de propiciar condições à maioria das funções metabólicas, entre elas a mineralização óssea, que dá suporte estrutural ao esqueleto.

Portanto, o mineral Cálcio e a Vitamina D atuam sinergicamente no organismo. Sendo a Vitamina D essencial para o metabolismo e o aproveitamento do Cálcio no organismo.

Porque suplementar com Mega Cálcio + Vitamina D?

Cálcio

Mineral Cálcio

O Cálcio pode ter a sua absorção reduzida por alguns componentes da alimentação, como os fitatos, encontrados em cereais e sementes, os oxalatos (espinafre e nozes) e os taninos (chá), que formam complexos insolúveis. Além disso, a sua disponibilidade pode ser prejudicada pela baixa ingestão de alimentos fonte de Cálcio e, em indivíduos que restringem o leite e seus derivados da dieta (intolerância à lactose). Fatores como idade, genética, estado hormonal e condições fisiológicas também podem interferir na eficiência da absorção do Cálcio.

O Cálcio absorvido da alimentação depende do balanço entre a ingestão, a absorção (ingestão menos a perda fecal) e a excreção. Se o indivíduo está absorvendo e excretando mais Cálcio do que ele consome, logo, ele desenvolverá um quadro de carência de Cálcio, que é um fato muito comum entre a população.

Pressão Arterial

Aumento da pressão x Cálcio

Estudos apontam que a elevada ingestão de sódio aumenta a excreção de Cálcio, com isso, se aumentarmos a ingestão de Cálcio, a sensibilidade ao sal será atenuada reduzindo a pressão sanguínea, principalmente em indivíduos hipertensos. Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada em sódio para que ele não interfira no aproveitamento do Cálcio.

A deficiência de Vitamina D afeta diretamente a absorção de Cálcio, ou seja, não adianta só disponibilizar ao organismo o mineral Cálcio, pois ele necessita da Vitamina D para exercer as suas funções. A Vitamina D é produzida pela síntese da pele, por meio da exposição solar e também pode ser adquirida pela ingestão de alimentos fontes desse nutriente. Portanto, o baixo consumo de alimentos fontes de Vitamina D e insuficiente exposição solar podem interferir na absorção do Cálcio.

Saúde Óssea

Saúde óssea

Considerando o importante papel do Cálcio sobre a saúde óssea, bem como a sua relação com doenças crônicas não transmissíveis, é necessário cuidado especial para atingir as recomendações da ingestão desse nutriente.

Atenção!
A suplementação de cálcio é contra indicada para pacientes com hipercalcemia e litíase renal.

 

Comprar Mega Cálcio + Vitamina D

Cálcio + Vitamina D

Você pode comprar Mega Cálcio + Vitamina D com 120 cápsulas diretamente no site da Natusvita.

Você pode pagar em até 10X sem juros no seu cartão de crédito.

O produto é enviado para todo o Brasil.

Clique aqui para acessar o site e realizar seu pedido!

Referências Bibliográficas:

BUENO, A. L.; CZEPIELEWSKI, M.  A. A importância do consumo dietético de cálcio e vitamina D no crescimento. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre,  vol. 84, n. 5, pp. 386-394, Outubro de 2008.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

ESTEVES, E. A.; RODRIGUES, C. A. A.; PAULINO, É. J. Ingestão dietética de cálcio e adiposidade em mulheres adultas. Rev. Nutr.,  Campinas,  vol. 23, n. 4, pp. 543-552,  Agosto de 2010.

LANZILLOTTI, H. S. et al . Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. Rev. Nutr.,  Campinas,  vol. 16, n. 2, pp. 181-193,  Junho de 2003.

PEREIRA, G. A. P. et al . Cálcio dietético: estratégias para otimizar o consumo. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo,  vol. 49, n. 2, pp. 164-171, Abril de 2009.

Responder