Blog da NatusVita

O que é Waxy Maize? Importância de seu baixo índice glicêmico!

O que é Waxy Maize?

O Waxy Maize é extraído das variedades de milho de baixa osmolaridade, resultando no amido de milho ceroso, que cria cadeias ramificadas de amilopectina. O Waxy Maize é um polissacarídeo, que são carboidratos compostos por grandes quantidades de monossacarídeos (açúcar simples).

Extração de Waxy Maize

Extração do Waxy Maize

A sua diferença para os demais tipos de carboidratos está na sequência das unidades de monossacarídeos, no comprimento das cadeias, nos tipos de ligações e no grau de ramificação, o que faz com que seja um suplemento de Baixo Índice Glicêmico.

O Waxy Maize é composto quase que totalmente por amilopectina, que é um amido lentamente digerível. Por isso, o Waxy Maize proporciona uma menor resposta glicêmica e, consequentemente, uma menor resposta insulínica. Pela sua capacidade de ser digerido lentamente, o Waxy Maize é muito utilizado como suplemento energético para atletas.

Importância do baixo Índice Glicêmico do Waxy Maize

O Índice Glicêmico é um sistema com pontuação de 0 a 100 que informa o tempo que certo alimento se transforma em glicose (açúcar) e a quantidade de açúcar que está entrando no organismo. A glicose é o açúcar encontrado no sangue, é extraída dos alimentos através dos carboidratos.

Carboidratos de Alto Índice Glicêmico são digeridos e absorvidos rapidamente pelo organismo, liberando um alto teor de açúcar no sangue de uma única vez, fazendo com que haja liberação de insulina e ocasionando o depósito de gorduras no corpo. Os alimentos com alto índice glicêmico fazem com que haja um súbito aumento de açúcar no sangue e depois uma queda. Isso pode fazer com que uma pessoa sinta fome mesmo após comer, o que pode interferir no emagrecimento.

A glicose (açúcar) encontrada em alimentos doces leva poucos segundos para ser metabolizada, enquanto que em outros alimentos podem levar horas para serem quebradas.

Os carboidratos com Baixo Índice Glicêmico são digeridos lentamente e liberam o açúcar de forma gradual no organismo. São indicados para quem busca a perda de peso, já que dá sensação de saciedade por mais tempo e liberação contínua de energia no organismo.

Para que serve o Waxy Maize?

Os suplementos energéticos têm como principal ingrediente o carboidrato, que justamente é o principal fornecedor de energia para o organismo. O Waxy Maize que é um tipo de suplemento energético, visa complementar as necessidades de energia de praticantes de atividade física ou atletas.

O Waxy Maize é um tipo de carboidrato mais complexo, de difícil hidrólise e absorção. Por isso, ele é indicado para ser consumido em situações em que se deseja uma liberação gradual de energia durante o exercício e que não deseja comprometer o peso corporal.

O objetivo da suplementação com Waxy Maize é fornecer energia necessária para combater fatores que levam a fadiga ou debilitação, prejudicando o desempenho durante a atividade ou treino. Entre os fatores prejudiciais estão a depleção das reservas de glicogênio no músculo ativo, a hipoglicemia e outros mecanismos de fadiga.

Waxy Maize - Ciclismo

O ciclismo requer liberação de energia gradual

Importância do carboidrato no exercício físico

O carboidrato é o principal fornecedor de energia do organismo, sendo seu requerimento, cerca de metade do total das calorias provenientes da alimentação.

O consumo de carboidrato por praticantes de atividade física ou atletas, seja antes, durante ou após o treino ou competição, pode melhorar o desempenho e minimizar o impacto dos fatores responsáveis pela fadiga e pela debilitação do treinamento.

Durante o exercício intenso, o carboidrato se torna a principal fonte de energia. No exercício de curta duração com máxima intensidade, o ATP é o substrato utilizado para gerar energia e ele é gerado a partir do carboidrato. Podemos concluir que: sem carboidrato, não há energia e, sem energia, não há desempenho físico.

Exercício Físico

O músculo necessita de energia (glicose) para se movimentar

Por ser a principal fonte energética para o desempenho físico, a utilização de carboidrato na prática esportiva é fundamental, visto que, normalmente, há um elevado gasto energético decorrente de determinadas atividades físicas.

Em estudo realizado por Thomas et al. (2006) eles relataram que a ingestão de 35g de carboidrato provenientes do Waxy Maize resultou num aumento pequeno e sustentado da glicose no plasma, se comparado a outros tipos de amido.

Uma liberação mais lenta de glicose, significa prolongar a liberação de energia pelo organismo. Por isso, o Waxy Maize é capaz de evitar o esgotamento de glicose sanguínea (hipoglicemia) durante o exercício, proporcionando maior desempenho ao praticante da atividade física.

Vantagens do Waxy Maize

  • Baixo índice glicêmico
  • Liberação lenta de energia
  • Saciedade por mais tempo
  • Evita picos de hipoglicemia
  • Evita a fadiga
  • Fácil dissolução e fácil de ser incrementado em preparações alimentares

Comprar Waxy Maize

Waxy Maize onde comprarNo site da NatusVita você encontra o Waxy Maize da AmericanPharm, marca norte-americana referência em fórmulas avançadas de suplementos.

Contém 1kg de Puro Waxy Maize, sem nenhum outro aditivo!

Você pode pagar em até 10 vezes sem juros.

Enviamos para todo o Brasil.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E COMPRAR!

Referências Bibliográficas

  • CAMPBELL, W. W. et al. Consumption of the slow-digesting waxy maize starch leads to blunted plasma glucose and insulin response but does not influence energy expenditure or appetite in humans. Rev. Nutrition Research. Vol. 29, n. 6, pp. 383-390. Junho de 2009.
  • CARDOSO, M.; SOUZA, E. B.; SEABRA, T. T. P. Dextrose, Maltodextrina e Waxy Maize: principais diferenças na composição, mecanismo de ação e recomendações para o desempenho esportivo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 33, pp. 101-109, abr. 2017.
  • FONTAN, Jeniffer dos Santos; AMADIO, Marselle Bevilacqua. O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática. Rev Bras Med Esporte. São Paulo, vol.21, n.2, pp.153-157. Março/Abril de 2015.
  • KERKSICK, C. M. et al. Ingestion of a high-molecular-weight hydrothermally modified waxy maize starch alters metabolic responses to prolonged exercise in trained cyclists. Rev. Nutrition. Vol. 27, n. 6, pp. 659-665. Junho de 2011.
  • MAUGHAN, R.J.; BURKE, L.M. Nutrição esportiva. 1a ed. Porto Alegre. Artmed. 2004.
  • PEREIRA, B.; SOUZA J., T. P. Metabolismo Celular e Exercício Físico: Aspectos Bioquímicos e Nutricionais. 2ª ed. São Paulo. Phorte. 2007. p. 113-128.THOMAS, D.E, et al. Plasma glucose levels after prolonged strenuous exercise correlate inversely with glycemic response to food consumed before exercise. Internetional Journal of Sport Nutrition, vol. 4, pp. 361-373, 2006.

Responder