Blog da NatusVita

O que é a Vitamina K2 MK7 e para que serve a Vitamina K2?

Vitamina K2 – O que é?

A vitamina K2 também conhecida como Menaquinona, é um subtipo da vitamina K. A vitamina K2 é sintetizada por bactérias intestinais ou pode ser encontrada em alguns alimentos fermentados. Ela está ligada à coagulação sanguínea, a síntese de proteínas ósseas e à proteção vascular.

Embora não muito popular, nos últimos anos, tem se encontrado cada vez mais evidências científicas do benefício da vitamina K2, comprovando-se mais a sua essencialidade na manutenção da saúde.

Vitamina K2 e Coagulação sanguínea

A vitamina K de maneira geral, atua como cofator essencial na reação de coagulação sanguínea. Ela media a formação de resíduos específicos de ácido glutâmico (Glu), que leva à capacidade das proteínas de coagulação a se ligarem ao cálcio, permitindo assim a interação com os fosfolipídios das membranas de plaquetas e células endoteliais, o que, por sua vez, possibilita o processo de coagulação sanguínea normal.

Além de desempenhar papel essencial na coagulação sanguínea, agora se sabe que a vitamina K2 desempenha papel importante na formação óssea e na regulação dos sistemas de múltiplas enzimas.

Manutenção óssea e Vitamina K2

Vitamina K2 O que e

Manutenção óssea

A Osteocalcina que é uma proteína específica dos ossos precisa da presença de vitamina K2 para ser maturada e para assim exercer suas funções sobre a mineralização óssea. A presença de vitamina K2 garante a ativação de proteínas ósseas que regulam a remodelagem óssea, um processo necessário para manter a saúde do osso.

Em 2003 foi realizado um estudo com suplementação de vitamina K2 em mulheres na pós-menopausa, no qual os autores observaram um retardo na perda óssea.

Portanto, a ingestão adequada de vitamina K2 pode ser benéfica para a saúde óssea, redução de fraturas e a homeostase de cálcio.

Saúde Vascular e Vitamina K2

Vitamina K2 Para que Serve

Saúde cardiovascular

A vitamina K2 parece estar relacionada ao bloqueio da deposição de cálcio que é causada por uma reação inflamatória. Geralmente se isso ocorre nos vasos sanguíneos é sinal de que há formação de placas na artéria (aterosclerose), sendo este um problema que se refletirá sobre a saúde do coração.

O envolvimento da vitamina K2 na proteção das artérias é explicado pelo seu papel na ativação da proteína GLA da matriz (MGP). A MGP se vincula ao Cálcio e inibe a calcificação de tecidos moles e cardiovasculares, exercendo papel de proteção dos vasos sanguíneos.

Por que suplementar Vitamina K2?

Vitamina K2 Comprar

Vitamina K2 da NatusVita

Por ser sintetizada no nosso intestino por meio de bactérias saudáveis, a vitamina K2 pode estar deficiente caso a produção bacteriana não seja suficiente. Com o passar dos anos é comum que a produção intestinal seja diminuída. Outros fatores que podem influenciar para a deficiência de vitamina K2 no organismo é a alteração na produção da bile, doença celíaca, uso de antibióticos e anticoagulantes, e, hemorragias.

A melhor fonte alimentar da vitamina K2 é o natto, um tradicional prato japonês. Entretanto, o natto não é um produto popular no mundo ocidental, podendo a suplementação de vitamina K2 ser uma boa alternativa. Pensando na qualidade do produto, a NatusVita utiliza a vitamina K2 que é extraída do natto.

Atenção! A suplementação de vitamina K2 não é indicada para pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes.

 

Onde comprar Vitamina K2 em cápsulas?

Você pode comprar a Vitamina K2 em cápsulas, com total segurança e garantia de qualidade no site da NatusVita. A NatusVita utiliza Vitamina K2 extraída do natto. Você pode pagar em até 10X no seu cartão de crédito ou com desconto no boleto bancário. Enviamos para todo o Brasil.

Clique ao lado para comprar, Vitamina K2.

Referências bibliográficas:

DORES, Sílvia Maria Custódio das; PAIVA, Sérgio Alberto Rupp de; CAMPANA, Álvaro Oscar. Vitamina K: metabolismo e nutrição. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 14, n. 3, p. 207-218,  dez.  2001.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

KLACK, Karin; CARVALHO, Jozélio Freire de. Vitamina K: metabolismo, fontes e interação com o anticoagulante varfarina. Rev. Bras. Reumatol.,  São Paulo,  v. 46, n. 6, p. 398-406,  dez.  2006.

OKUYANA, H. et al. Statins stimulate atherosclerosis and heart failure: pharmacological mechanisms. Expert Rev Clin Pharmacol. Vol. 8, n. 2, pp. 189-199. Março de 2015.

 

 

 

 

14 comentários em

O que é a Vitamina K2 MK7 e para que serve a Vitamina K2?

  1. Donizeti Alves Batista
    26 de junho de 2017 às 11:54 (11 meses ago)

    Eu faço usa de Ginkingo Biloba 120 mg, duas vezes ao dia e gostaria de suplementar com a vitamina K2,
    Será que posso?, Aguardo resposta.

  2. NatusVita
    4 de julho de 2017 às 10:09 (11 meses ago)

    Olá Donizeti!
    O Ginkgo Biloba é um fitoterápicos com efeito anticoagulante em potencial e a Vitamina K promove a coagulação sanguínea. Não faz sentido usar essas dois suplementos concomitantemente.

  3. Gisele
    8 de dezembro de 2017 às 20:23 (5 meses ago)

    Meu pai toma Aas um ao dia ele pode tomar vitamina k2?

  4. NatusVita
    12 de dezembro de 2017 às 10:24 (5 meses ago)

    Olá Gisele,
    Especificamente no caso do seu pai em que já o consumo de medicamento, ele precisa consultar um médico antes consumir a vitamina K2.

  5. Yeda
    7 de Março de 2018 às 10:27 (3 meses ago)

    Tomo um medicamento chamado Eliquis. Posso tomar a vitamina K2?

  6. NatusVita
    8 de Março de 2018 às 8:25 (3 meses ago)

    Olá Yeda!
    No seu caso não é indicada a suplementação com Vitamina K2. Converse com seu médico e tire as suas dúvidas.

  7. Gizele
    3 de Abril de 2018 às 14:42 (2 meses ago)

    Boa tarde minha mae comprou vitamina k2 mk7 e d3 .ela toma remedio de pressão e p coração prq ja infarto ela pode tomar essas vitaminas

  8. NatusVita
    4 de Abril de 2018 às 8:33 (2 meses ago)

    Olá Gizele!
    A princípio, o consumo de Vitamina D3 não possui contra indicação e a Vitamina K2 é contra indicada para pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes. Porém, em casos específicos como o relatado em que já há uma desordem e uso contínuo de medicamentos, orientamos procurar um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação.

  9. Rossana
    5 de Abril de 2018 às 11:00 (2 meses ago)

    Estou usando a vitamina k2mk7 com magnésio de malato. Estou dormindo melhor…Mas fica a pergunta…Isso causa dependência? Grata!

  10. NatusVita
    6 de Abril de 2018 às 11:19 (2 meses ago)

    Olá Rossana!
    Suplementos nutricionais vitamínicos e minerais NÃO causam dependência, diferente dos medicamentos que possuem princípio ativo, drogas ou análogos. Os medicamentos que induzem o sono, possuem substâncias químicas que atuam em áreas específicas do cérebro e essas sim, podem causar dependência. Os suplementos nutricionais são produtos naturais que se enquadram como alimentos, pois, fornecem nutrientes encontrados na natureza que necessitamos diariamente.

  11. val
    10 de Abril de 2018 às 9:15 (1 mês ago)

    Bom dia !
    Já faço uso da medicação alendronato. Posso substituí-lo por Vita K2?

  12. NatusVita
    10 de Abril de 2018 às 9:47 (1 mês ago)

    Olá Val!
    Nenhuma medicação deve ser interrompida sem orientação médica. A Vitamina K2 é um suplemento alimentar indicado para tratar a deficiência de vitamina K no organismo.
    Procure orientação médica.

  13. Evandro
    14 de Maio de 2018 às 10:33 (1 semana ago)

    Bom dia. O K2 que é vendido na NatusVita, no frasco está escrito 500mcg, a dosagem é esta mesma.
    Grato,
    Evandro

  14. NatusVita
    15 de Maio de 2018 às 11:16 (7 dias ago)

    Olá Evandro!
    O peso bruto (com a cápsula) do produto Vitamina K2 é de 500mg. Sendo que a porção diária (01 cápsula) oferece cerca de 65mcg de vitamina K2, que é 100% do requerimento diário para uma pessoa adulta.

Responder