Blog da NatusVita

O que é Cloreto de Magnésio? Quais os benefícios?

O cloreto de magnésio tem se popularizado pela descoberta de seus inúmeros benefícios à saúde, que vão desde à promessa do bom funcionamento das células, nervos, músculos, ossos, fluidos, imunidade até o papel essencial na saúde do coração. Por participar de diversas reações celulares do corpo, mantendo o equilíbrio e a homeostase no organismo, o cloreto de magnésio tornou-se o novo “queridinho” para quem busca manter-se saudável, jovem e com vigor.

Cloreto de Magnésio

O que é Cloreto de Magnésio?

O cloreto de magnésio é um suplemento alimentar mineral que possui em sua composição o cloro e o magnésio (expressado quimicamente como MgCl2 – significa que é constituído por um íon de Magnésio e dois de Cloro). Nesta composição química, o magnésio apresenta-se melhor disponível para absorção no organismo. O cloreto de magnésio é indicado para pessoas saudáveis no intuito de adequar ou suprir o consumo de magnésio da dieta, que por algum motivo possa estar deficiente, ou, para pessoas enfermas cuja patologia facilite a excreção de magnésio ou, dificulte sua absorção.

Alguns estudos comprovaram que nos países industrializados, o aumento do consumo de alimentos que contêm apenas energia e não oferecem minerais, contribuíram para diminuir a ingestão de Magnésio (1). Do ponto de vista da saúde pública, é importante não apenas identificar as possíveis fontes de Magnésio, mas também avaliar suas respectivas formas de suplementação, como o cloreto de magnésio.

Suplemento alimentar mineral de Cloreto de Magnésio

Quais os benefícios do Cloreto de Magnésio?

 Após o seu consumo, ele é metabolizado pelo nosso organismo e liberado em forma de cloreto e magnésio, dois compostos químicos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Cloreto (íon de Cloro): é essencial para a vida humana, pois, ele é responsável direto e/ou indireto por diversas funções mantenedoras do corpo, como por exemplo: segurar o sangue dentro dos vasos sanguíneos, contrair e relaxar os músculos, conduzir transmissões nervosas, manter o bom funcionamento do fígado… Ele também é fundamental para a produção de ácido clorídrico, que é uma secreção produzida pelo estômago durante a digestão dos alimentos. Sem este ácido, a digestão não é completa e os nutrientes provenientes dos alimentos não serão bem aproveitados, ou seja, absorvidos.

Magnésio: é um mineral abundante no corpo, está naturalmente presente em muitos alimentos como hortaliças, legumes, frutas, grãos e feijões. O magnésio é um cofator em mais de 300 sistemas enzimáticos que regulam diversas reações bioquímicas no corpo, incluindo a síntese proteica, função muscular e nervosa, controle de glicose no sangue e regulação da pressão arterial. A suplementação de magnésio pode diminuir a pressão arterial, pois atua como um antagonista do cálcio no tônus ​​do músculo liso, causando assim vasorelaxação.

O Magnésio é necessário para a produção de energia, fosforilação oxidativa e quebra da glicose. Contribui para o desenvolvimento estrutural do osso e é necessário para a síntese de DNA e RNA. Ele também desempenha um papel no transporte ativo de íons de cálcio e potássio através das membranas celulares, um processo que é importante para a condução do impulso nervoso, contração muscular e ritmo cardíaco normal. (2)

 “O magnésio desempenha um papel essencial numa ampla variedade de reações celulares fundamentais. Muitas descobertas recentes aumentaram a importância do magnésio na saúde humana e na doença.” “…Há evidências crescentes de que as alterações no metabolismo do magnésio têm um impacto negativo principalmente na biologia cardiovascular”. (1)

Onde comprar Cloreto de Magnésio?

Uma das formas mais simples de comprar o cloreto de magnésio é pela internet. Porém, é necessário você comprar em sites seguros e que garantam a entrega de seu produto sem aborrecimentos!

Pensando nisso, no site da NatusVita você pode comprar o Cloreto de Magnésio em cápsulas e pagar no boleto bancário ou em até 10X sem juros no cartão de Crédito. O envio é realizado para todo o Brasil.

Para comprar, clique aqui!

Referências Bibliográficas:

  1. VERHAS, M. et al. Magnesium bioavailability from mineral water. A study in adult men. European Journal of Clinical Nutrition. Vol. 56, n. 5, pp. 442-447. Maio de 2002.
  2. RUDE, RK. Magnesium. In: Ross AC, Caballero B, Cousins RJ, Tucker KL, Ziegler TR, eds. Modern Nutrition in Health and Disease. 11th ed. Baltimore, Mass: Lippincott Williams & Wilkins; 2012:159-75.

2 comentários em

O que é Cloreto de Magnésio? Quais os benefícios?

  1. Cesar Viana
    7 de janeiro de 2017 às 15:02 (2 anos ago)

    Por favor, o que significa P.A ?

  2. NatusVita
    19 de janeiro de 2017 às 10:21 (2 anos ago)

    Olá Cesar,
    Geralmente essa designação “P.A.” faz parte do nome comercial do produto, o ideal é você averiguar a lista da composição que há no rótulo para comparar.

Responder