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O papel do Magnésio na atividade física

magnésio

Mineral Magnésio

Até o momento muito tem se falado sobre os benefícios do mineral Magnésio em diversas funções e reações no organismo.  Mas pouco se fala da influência do mineral Magnésio sobre a atividade física e sobre o desempenho na realização do exercício físico. Pensando nisso, hoje o Blog da NatusVita trará algumas informações científicas sobre essa relação do Magnésio com a atividade física.

Magnésio X Atividade física

O Magnésio exerce vários papéis vitais no organismo. Sua deficiência pode resultar em importantes alterações metabólicas. Ele participa de mais de 300 reações metabólicas e, dentre elas muitas estão relacionadas à respostas do organismo durante o exercício físico, pois, ele atua na via glicolítica, em etapas importantes do ciclo de Krebs (geração de energia), em enzimas da via gliconeogênica (síntese de nova glicose), no metabolismo dos lipídeos, na ativação de aminoácidos, na transferência do CO2 em reações de carboxilação e na regulação da contração muscular.

Dinâmica do Magnésio no organismo

Magnésio Dimalato

Magnésio Dimalato NatusVita

Pesquisadores tem observado o aumento da perda de Magnésio em resposta ao exercício físico. Comparado com o estado pré-exercício, o Magnésio parece ser transferido do plasma para o interior das células sanguíneas, sendo que a quantidade utilizada pelo organismo, é influenciada pela intensidade do exercício. Além disso, a excreção (suor, urina) de Magnésio aumentaria cerca de 21% no dia do exercício.

Suplementação de Magnésio na atividade física

Por atuar em processos metabólicos na geração de energia, contração muscular, metabolismo de proteínas e ativação de aminoácidos via DNA e RNA podemos concluir que o Magnésio é um nutriente essencial para quem pratica exercício físico. Podemos ir além e alegar que o Magnésio é tão essencial, quanto a proteína, o aminoácido e o carboidrato, pois, sem ele esses substratos poderiam não ser devidamente metabolizados pelo organismo.

Cloreto de Magnésio P.A

Cloreto de Magnésio P. A. NatusVita

Em estudo realizado com remadores que suplementaram Magnésio, os atletas apresentaram menor concentração de lactato sérico e 10% menos captação máxima de oxigênio durante testes submáximos, indicando benefícios na capacidade de resistência. (GOLF et al., 1993)

O benefício da suplementação também foi descrito por Liu et al, que relataram melhora das câimbras musculares após suplementação em atletas com Magnésio sérico diminuído.

Alguns outros trabalhos como o realizado por Brilla & Haley e Ripari et al, demonstraram que a suplementação de Magnésio pode melhorar a função muscular; principalmente durante exercícios com predomínio do metabolismo glicolítico.

Portanto, podemos concluir que o mineral Magnésio desempenha importante papel no desempenho físico, por isso ele deve ser oferecido ao organismo em quantidades satisfatórias para que ele possa desempenhar todas as suas funções corretamente e para que não haja alterações metabólicas.

Lembrando que a necessidade de suplementação deve sempre ser analisado por um nutricionista ou médico.

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Referências Bibliográficas

BIESEK, S.; ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri, SP: Manole, 2005.

BRILLA, L. R. & HALEY, T. F. Effect og magnesium supplementation on strength training  in humana. Journal of the American College of Nutrition, vol 11, pp. 326-329, 1992.

GOLF, S. W. et al. Is magnesium a limiting factor in competitive exercise? A summary of relevant scientific data. In: GOLF, S.: et al, Magnesium. Londres, John Libbey & Company, pp. 209-220, 1993.

LIU, L. et al. Hypomagnesemia in a tennis player. Physician and Sportsmedicine, vol. 11, pp. 79-80, 1983.

RIPARI, P. et al. Effects os Magnesium picolinate on some cardiorespiratory submaximal effort parameters. Magnesium Research, vol. 2, pp. 70-74, 1989.

4 comentários em

O papel do Magnésio na atividade física

  1. paulp
    5 de julho de 2017 às 13:12 (1 ano ago)

    A maioria dos médicos Alopatas , desconhecem a ação do magnésio e não sabem que dose indicar…, portanto a sugestão de procurar um médico , pode resultar em ele te dizer que estes suplementos são desnecessarios se vc tem uma alimentação variada.
    Por isso que muitos tomam baseado nas dosagens indicadas nos rótulos do produto.

  2. NatusVita
    6 de julho de 2017 às 10:27 (1 ano ago)

    Olá Paulo!
    Muito interessante o seu comentário!
    Na realidade a suplementação ela deve ser utilizada de forma consciente e com o intuito de complementar os nutrientes que são ingeridos por meio da alimentação. O profissional Nutricionista também está habilitado para a prescrição de suplementos.

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  1. Benefícios das Oleaginosas à saúde | Blog da NatusVita
    9 de fevereiro de 2018 às 13:23 (5 meses ago)

    […] Dentre os nutrientes que se destacam, têm-se a vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, magnésio, zinco e manganês. As oleaginosas também são fontes de resveratrol, um fitonutriente com […]

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