Blog da NatusVita

Jejum Intermitente faz mal? Riscos de perder massa muscular?

O Jejum Intermitente vem se destacando como uma prática bastante adotada pelas pessoas que querem perder peso. Para o Carnaval do ano passado, a apresentadora Sabrina Sato chegou a ficar 14 horas sem comer como um dos rituais para preparar o corpo para o Carnaval.

Muitas mulheres também optam pelo método do Jejum Intermitente para perderem os quilos a mais que ganharam durante a gravidez, mas será que a prática do Jejum Intermitente é uma prática saudável para homens e mulheres que querem emagrecer? Saiba a seguir.

Mudando a Alimentação com o Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente pode ser uma prática que contribui para que uma pessoa emagreça e queime gorduras, sem que ela corra o risco de perder a sua massa magra ou desacelerar o metabolismo.

Além desses benefícios, especialistas da área da saúde defendem que o Jejum Intermitente também é capaz de promover a longevidade.

Embora seja visto como uma prática benéfica para a maioria dos profissionais da saúde, muitos praticantes não conseguem segui-lo e criticam o método, dizendo que não se sentem bem após tantas horas sem se alimentar, ou que não enxergaram resultados relevantes após adotar a prática em suas rotinas.

Porém, essas situações acontecem, geralmente, quando as pessoas estão realizando o jejum intermitente de uma forma errada. Fazer o jejum intermitente e se alimentar mal no resto do tempo em que pode fazê-lo pode trazer mais prejuízos do que benefícios, por exemplo.

Pensando nisso, o primeiro passo para adotar o Jejum Intermitente é mudar a sua alimentação, caso ela não esteja adequada ao processo.

Caso a sua alimentação ainda esteja carregada de muito açúcar, produtos industrializados e carboidratos, a chance de a pessoa sentir muita fome ou fraqueza durante o período do jejum intermitente é grande.

É preciso adotar uma alimentação forte que vai sustentar o seu corpo durante o jejum intermitente. Logo, deve ser uma alimentação rica no consumo de alimentos reais e bastante nutritivos.

Assim, é importante aumentar o seu consumo diário de proteínas de qualidade e de gorduras boas.

Tenha Expectativas Realistas

É muito comum ouvir que pessoas que estão praticando o jejum intermitente não estão alcançando os resultados que esperava.

Porém, é preciso ter paciência e estabelecer objetivos mais realistas, pois o jejum intermitente isolado não será capaz de dar conta do processo de emagrecimento.

Primeiro, para que o jejum tenha efeito, é necessário que a pessoa fique por mais de 12 horas sem comer. Um método bastante recomendado é o da proporção de 16 por 8.

Nesse método, a pessoa que está adotando o jejum intermitente fica 16 horas sem comer, procurando se alimentar bem, seguindo uma dieta adequada, nas 8 horas restantes.

Porém, um período de adaptação pode ser bem útil para não assustar o seu organismo com tantas horas sem comer.

Por isso, no início, uma boa sugestão é que você fique um período de 12 horas sem se alimentar, avançando esse tempo conforme o corpo se adapta à nova dieta.

Esse período de 12 horas, inclusive, pode ser o tempo de uma boa noite de sono, pois uma pessoa que janta ás 20h de um dia e só volta a se alimentar no café da manhã, por volta das 8h, terá realizado o jejum intermitente durante a noite, o que pode compor um processo mais natural para o seu corpo.

Lembrando que todas as recomendações acima podem variar de pessoa para pessoa, sendo altamente aconselhável que consulte um nutricionista de sua confiança antes de começar a incluir o processo do jejum intermitente em sua rotina de emagrecimento.

Sugestão

Um exemplo de suplemento que pode contribuir para diminuir o seu apetite, fazendo com que você sinta menos vontade de comer durante o período determinado para o jejum intermitente são os suplementos termogênicos.

Os suplementos termogênicos são suplementos que ajudam a aumentar a termogênese, ou seja, a temperatura corporal do seu corpo, elevando o seu gasto de energia e calorias.

Gostou deste artigo? Então, deixe seu comentário e compartilhe, com os seus amigos e com os seus familiares.

Responder