Blog da NatusVita

Garcinia Cambogia – O que é? Para que Serve? Funciona?

A procura por um composto chamado Garcinia Cambogia tem aumentado muito entre o público que busca perder peso. Mas muitos utilizam esse produto sem nem mesmo saber o que ele é, como deve ser administrado e se tem recomendação para se beneficiar de seus efeitos.

Nesse artigo, apresentamos a Garcinia Cambogia, suas características, efeitos corporais e como esse produto pode trazer resultados corporais esperados por profissionais da saúde e pacientes. Confira!

Garcinia Cambogia - O que é?

O que é a Garcinia Cambogia?

Garcinia Cambogia é o nome dado a uma árvore que tem origem indonésia e que produz uma fruta de nome Tamarindo Malabar. Essa fruta, que lembra muito uma abóbora de tamanho pequeno, é muito popular em países asiáticos por conta de seus efeitos benéficos para a saúde.

Da casca dessa frutinha é preparado um extrato que é considerado um fitoterápico e que leva o nome de sua árvore, Garcinia Cambogia, em seu rótulo. Esse extrato, rico em um composto chamado ácido hidroxícitrico, é apontado como o responsável por acelerar o emagrecimento de quem faz uso desse produto.

Para que serve a Garcinia?

A garcinia cambogia pode ser utilizada para tratar várias condições de saúde diferentes, especialmente relacionados com o trato gastrointestinal. Na medicina ocidental, esse extrato é uma opção para o tratamento de úlceras, gastrites e quadros frequentes de azia. Ele também pode ter efeito protetor para o fígado e até mesmo atuar no melhor metabolismo da gordura no sangue.

Entretanto, esse produto tem sido cada vez mais utilizado na medicina ocidental como uma alternativa para acelerar o processo de emagrecimento, substituindo o uso de medicamentos que atuam diretamente no sistema nervoso central para controlar o apetite.

Garcinia Cambogia Como Funcionar

Como a Garcinia funciona?

Funciona de maneira positiva no emagrecimento por conta de um composto muito comum em sua estrutura: o ácido hidroxicítrico (também chamado de HCA). Esse ácido é capaz de controlar a ação de uma enzima corporal chamada de ATP citrato-liase (ACLY), que atuaria diretamente na formação de moléculas de gordura no organismo. Dessa maneira, sem a ação da enzima, as moléculas se formariam em uma frequência significativamente menor.

Além disso, o HCA é um composto capaz de diminuir a transformação dos açúcares circulantes no sangue em gordura e de estimular a produção de glicogênio muscular (que é substrato essencial para produção de energia durante a prática de exercícios).

Alguns estudos científicos mais recentes também mostraram uma capacidade do HCA em aumentar a produção e concentração de serotonina no sangue, que dentre outras funções, atua na sensação de saciedade produzida pelo cérebro. Dessa maneira, funcionam também como um inibidor de apetite natural.

Quais são os benefícios da Garcinia Cambogia?

Além da capacidade de controlar o ganho de peso por conta de todos os efeitos apresentados acima no organismo, esse extrato também apresenta outras ações que podem trazer benefícios para a saúde humana:

Controle do estresse
Por ser um estimulante natural do hormônio serotonina, é esperado que a maior concentração desse composto no sangue traga benefícios para a saúde emocional e mental do indivíduo. A serotonina é responsável pela maior sensação de prazer, relaxando musculaturas, aliviando tensões e melhorando o humor. Dessa maneira, é um eficiente medicamento natural para o controle dos sintomas do estresse.

Auxiliar no controle da depressão
Não apenas o controle do estresse se beneficia dos altos níveis de serotonina no sangue. Pacientes diagnosticados com depressão também podem usufruir desse medicamento natural para aumentar sua sensação de prazer e tranquilidade a longo prazo, minimizando sintomas dessa condição clínica que afeta o estado emocional do indivíduo.

Controle do colesterol
Por atuar de maneira positiva no metabolismo de gorduras no corpo, o uso desse medicamento natural também pode melhorar o perfil de colesterol no sangue do indivíduo. Dessa maneira, os níveis de colesterol ruim (LDL) estarão mais baixos e o de colesterol bom (HDL) estarão mais altos.

Controle de açúcar no sangue
O metabolismo do açúcar também é favorecido pelo consumo desse extrato. Por isso é que a Garcinia é uma excelente alternativa natural para pacientes com alterações na glicemia ou até mesmo com diagnóstico de diabetes, desde que utilizada com recomendação e acompanhamento médico.

Maior sensação de energia
Como esse produto melhora a captação das reservas de energia do nosso corpo (gordura e açúcar), é natural que você se sinta mais disposto após adicioná-lo na sua rotina. Por isso, a sensação de energia é maior e pode melhorar sua disposição para as atividades do dia a dia.

Efeitos colaterais
Sabe-se que o uso prolongado desse composto natural pode, de alguma maneira, oferecer riscos para a saúde do fígado. Por isso, seu uso deve ser feito sempre com acompanhamento médico para garantir que as dosagens administradas sejam adequadas para sua saúde.

Alguns dos efeitos colaterais já observados com o uso irregular da Garcinia Cambogia são:

  • Cólicas;
  • Febre;
  • Vômitos e náusea;
  • Calafrios;
  • Anorexia;
  • Dores de estômago;
  • Icterícia.

Crianças, gestantes e lactentes devem evitar o uso do composto, assim como pacientes que fazem o uso de antidepressivos, com alzheimer, algum grau de demência ou alergia. Pacientes com elevação da glicemia devem usar o composto apenas com orientação médica.

Evite a automedicação para não enfrentar problemas com a ingestão em níveis errados do produto.

Como tomar a Garcinia?

A Garcinia só deve ser ingerida após recomendação médica – ou de um nutricionista – para se adequar as necessidades de cada indivíduo. A dose média varia entre 1 a 3g, no máximo três vezes ao dia.

Você conhecia a Garcinia Cambogia? Já fez uso desse suplemento? Conte para a gente!

Responder