Blog da NatusVita

Fome Oculta e os Multivitamínicos

Você já ouviu falar da fome oculta? Não é aquela fome que você sente quando fica um longo período sem comer, é a carência nutricional de um ou mais micronutrientes. A fome oculta é uma consequência da falta ou da baixa ingestão de nutrientes na alimentação. É o estágio inicial da deficiência, anterior ao surgimento dos sinais clínicos de carência e pode até passar despercebida ou se manifestar com sintomas leves. Porém, sem tratamento, os danos à saúde podem se tornar graves e levar à desnutrição. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas no mundo tem a síndrome da fome oculta.

Mas por que hoje tanta gente sofre com a deficiência de vitaminas e minerais?

O ritmo da vida moderna pode ser um dos responsáveis. Grande parte da população possui longas jornadas de trabalho, além de outros afazeres, e não tem mais tempo para se alimentar de forma adequada, optando muitas vezes por comidas “fast foods”, com baixíssimo teor de nutrientes. O estresse do dia-a-dia pode contribuir, pois o organismo acaba gerando uma descarga de hormônios que podem prejudicar a ação das vitaminas. Além disso, as dietas alimentares altamente restritivas, que excluem determinados grupos de alimentos, e o aumento do consumo de produtos industrializados também podem gerar deficiência nutricional.

A fome oculta, em seu estágio mais avançado, pode ocasionar diversos prejuízos à saúde. Ela pode comprometer etapas do processo metabólico, com alterações no sistema imunológico, nas defesas antioxidantes e no desenvolvimento físico e mental. A deficiência é fator predisponente/agravante de diversas doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, alguns tipos de câncer e osteoporose, entre outras. Se as falhas não forem corrigidas, o impacto sobre a saúde poderá ser cada vez maior.

A boa notícia é que a fome oculta pode ser evitada. Manter uma alimentação variada, rica em grãos integrais, frutas e vegetais é fundamental para um organismo bem nutrido, mas nem sempre conseguimos ingerir todos os nutrientes de que precisamos. Por isso, os suplementos multivitamínicos são uma ótima opção para quem quer manter a saúde em ordem, pois eles irão complementar o aporte de vitaminas e minerais da sua dieta e garantir que você não sofra de deficiências nutricionais.

Referências Bibliográficas:

1- RAMALHO, Andréa. Fome Oculta – Diagnóstico Tratamento e Prevenção. Editora Atheneu, 2009.

Onde Comprar Multivitamínico

Multivitamínico
Clique ao lado para comprar Multivitamínico.
Pague em até 10X sem juros.
Ou 5% de desconto no pagamento com boleto.

Responder