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Entenda o que são e para que servem os termogênicos

Os termogênicos têm sido muito falados entre aqueles que buscam a perda de peso e aqueles que praticam atividade física. Propagam-se na mídia diversos benefícios desses produtos termogênicos, entre eles perda de peso, mais ânimo e disposição para as tarefas diárias e melhor rendimento em atividades esportivas. Em parte isso é verdade, mas antes de sair comprando o produto, muita calma! Leia o texto a seguir e conheça a ação dele no seu organismo e veja se ele é indicado para você e para os seus objetivos.

Primeiramente você precisa saber o que é termogênese.

Termogênese é a capacidade que os animais homeotermos (de sangue quente) têm de equilibrar a própria temperatura interna do corpo com a do meio ambiente.  Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite aos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas. A termogênese está associada ao metabolismo e é dividida em dois tipos: obrigatória e reduzida. A termogênese obrigatória é o somatório de todo calor produzido no organismo, como, por exemplo, o das reações metabólicas que ocorrem nas células e que envolvem a síntese de energia e a manutenção do equilíbrio eletroquímico. Já a termogênese induzida é aquela estimulada por fatores externos, como o frio (tremor) e a alimentação. Nesse sentindo, quando falamos em alimentos termogênicos estamos nos referindo à termogênese induzida.

Qualquer um dos tipos de termogênese provoca o aumento do gasto calórico, mas a diferença é que a obrigatória nós não podemos controlar, é um mecanismo natural do nosso organismo. Por outro lado, a termogênese induzida pode ser incrementada com alguns hábitos diários, através do que ingerimos e do que fazemos, e é justamente por isso que os produtos termogênicos estão em voga.

Estima-se que os termogênicos aumentam em torno de 5% o gasto calórico. Além disso, os termogênicos aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que dá mais disposição e energia para praticar atividades físicas.

Desse modo, os termogênicos podem auxiliar sim na perda de peso e no aumento da energia diária, mas não são os únicos responsáveis por estas. A fórmula alimentação saudável e atividade física complementados com os termogênicos é que é a receita do sucesso.

Que alimentos são termogênicos?

Alguns alimentos que se destacam pela ação termogênica seriam aqueles com grande concentração de cafeína, como o café, o chá verde, o chá mate e o pó de guaraná, ou com boas quantidades de capsaicina, como a pimenta vermelha. Outros alimentos com ação termogênica são a laranja amarga, a canela e o gengibre.

Tem alguma contraindicação?

Apesar de benéficos, os termogênicos não têm uso liberado de forma indiscriminada para todas as pessoas. Eles não são indicados para gestantes, lactantes, crianças, idosos, pessoas com hipertensão, arritmia cardíaca e que sofrem de disfunções na glândula tireoide. Os suplementos termogênicos aceleram os batimentos cardíacos, assim podem ocorrer complicações de saúde caso a pessoa os consuma sem as devidas recomendações. Se consumido em excesso, os termogênicos podem ainda causar tontura, dor de cabeça, ansiedade e insônia.

Como devo consumir?


Antes de iniciar o consumo de um termogênico você deve consultar um médico para saber se não faz parte do grupo para o qual esses produtos são contraindicados. Estando o uso liberado, você pode introduzir os alimentos termogênicos nas suas refeições ou consumir suplementos termogênicos encapsulados ou formulações em pó, o que acaba sendo uma opção bem mais prática.

A indicação é ingerir os termogênicos pela manhã e à tarde. Não é recomendado o uso à noite, pois pode causar insônia.

Para os praticantes de atividade física recomenda-se a ingestão dos termogênicos 30 minutos antes dos treinos.

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Referências Bibliográficas:

1- LEITE, Patrícia. Termogênicos, o que são, benefícios, efeitos colaterais e como tomar. Disponível em: http://www.mundoboaforma.com.br/termogenicos-o-que-sao-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/

2- BIANCO, Antônio C. Hormônios Tireoideos, UCPs e Termogênese. Arq Bras Endocrinol Metab vol.44 n 4, São Paulo, Aug. 2000.

3- STUPPIELLO, Bruna. Termogênicos ajudam na perda de peso. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18345-termogenicos-ajudam-na-perda-de-peso

4- PEREIRA, Perla M. Controle de Peso e Termogênese. Disponível em: http://www.anutricionista.com/controle-de-peso-e-termogenese.html

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