Blog da NatusVita

Emagrecer com Quitosana

O uso de suplementos naturais tem ajudado muito na hora de garantir uma alimentação equilibrada e mais saudável. Dentre os vários produtos que podem ser usados com essa finalidade, a Quitosana é uma opção que nem todo mundo conhece. Que tal conferir o que é isso e como você pode usá-la?

O que é Quitosana?

Quitosana é o nome dado para um carboidrato que é obtido da quitina – ou o esqueleto dos caranguejos, lagostas, camarão e outros crustáceos. Esse carboidrato tem como principal característica a possibilidade de realizar hidrólise quando em contato com a água, formando moléculas de polímeros completamente naturais e sem nenhum risco de toxidade para o organismo.

Os polímeros obtidos dessa hidrólise podem ser usados para várias finalidades na medicina alternativa, sendo a principal dela a capacidade de atuar no metabolismo do emagrecimento do corpo. Como uma esponja, ela é capaz de absorver as gorduras corporais e eliminá-las na evacuação, facilitando a redução da massa gordurosa em todo o corpo.

Para que serve a Quitosana?

A Quitosana é tradicionalmente receitada por profissionais da saúde com a intenção de reduzir a absorção de gorduras pelo corpo. Entretanto, ela também tem outras funcionalidades interessantes para a medicina, como auxiliar na cicatrização de ferimentos, melhorar o funcionamento intestinal e aumentar a sensação de saciedade.

Fora do universo da saúde, a Quitosana também é utilizada para garantir o tratamento da água mineral, além de grandes lagos e rios, por conta de sua capacidade de realizar hidrólises, e também é adicionada em produtos cosméticos para melhorar a resposta dos tecidos da pele, unha e cabelos.

Como ela age no corpo?

Uma vez que a Quitosana é ingerida, ela passa por um processo importante no organismo que vai resultar em sua eficiência na ação de esponja com a gordura consumida.

Uma vez que a quitosana chega no estômago, quando em contato com a água, ela forma uma espécie de gel que é capaz de “sugar” a gordura consumida e levá-la diretamente para a eliminação junto com as fezes.

Esse mesmo gel, quando presente no estômago, aumenta a sensação de saciedade por ocupar, fisicamente, uma parte importante desse órgão. Dessa maneira, o cérebro recebe a mensagem de que o estômago está “cheio” de comida e que não existe necessidade de ingerir mais, não produzindo a sensação de fome que pode nos levar a consumir mais calorias. Essa ação do gel também interfere de maneira positiva no processo de emagrecimento.

Quais são os benefícios da Quitosana?

Muitos são os benefícios da quitosana para o organismo humano e, por isso, cada vez mais a ciência e a medicina tem valorizado o uso desse composto natural para tratar várias condições da saúde. Abaixo, citamos alguns dos benefícios que ela pode oferecer:

Emagrecimento e sensação de saciedade

Como já contamos anteriormente nesse artigo, a quitosana tem papel importante no processo de emagrecimento, absorção de gordura corporal e sensação de saciedade por conta de sua capacidade de formar um gel em contato com a água.

Tratamento de feridas e queimaduras

Muitos estudos científicos já mostraram uma capacidade da quitosana em incentivar a regeneração de tecidos corporais lesionados e, por isso, esse é um composto que pode ser utilizado nesse tipo de tratamento.

Controle do colesterol sérico

A formação de gel no estômago também pode auxiliar na redução da formação de colesterol pelo corpo, visto que reduz a absorção de moléculas de gordura pelo o organismo. Dessa maneira, favorece a saúde cardiovascular e o perfil lipídico.

Controle da pressão arterial

Por influenciar na menor ingestão de calorias e absorção de gorduras, a quitosana também pode ter papel importante no controle da pressão arterial de um indivíduo.

Absorver metais pesados

Para quem é vítima de intoxicação por algum tipo de produto, a quitosana pode ser usada como uma maneira de “sugar” a presença de metais pesados pelo organismo, por conta de sua capacidade de formar um gel.

Quem não pode consumir a quitosana?

A quitosana, mesmo sendo um produto natural, deve ser usada com uma certa parcimônia e atenção, como fazemos com qualquer outro tipo de suplemento. Ela não é recomendada para gestantes, lactentes, alérgicos a frutos do mar e indivíduos com doenças crônicas.

Como posso usar a quitosana?

O uso da quitosana só pode ser feito após uma orientação médica ou nutricional, visto que a recomendação de quantidade de consumo varia de maneira significativa de acordo com cada pessoa. Por isso, marque sua consulta com um profissional e encontre a maneira ideal de contar com os benefícios desse medicamento para você!

Você conhecia a quitosana? Ficou interessado em fazer uso da mesma na sua alimentação? Conte para a gente!

2 comentários em Emagrecer com Quitosana

  1. magna de fatima
    16 de julho de 2018 às 22:17 (6 dias ago)

    Me interessei pela quitosana.
    Mas fiz uma histerectomia a um ano,não tenho muita barriga abdominal,mas uma pequena pochete. Gostaria de saber como poderiam que auxiliar ,obrigado.

  2. NatusVita
    17 de julho de 2018 às 10:24 (5 dias ago)

    Olá Magna!
    A Quitosana é um tipo de fibra extraída da carapaça de certos crustáceos.
    Aquele volume na região abdominal, a famosa “pochete” é basicamente um depósito energético em forma de gordura. A melhor maneira de diminuí-la é com exercício físico, pois, a gordura será mobilizada pra gerar energia. A quitosana pode auxiliar na excreção dessa gordura, a medida que ela se junta às moléculas de lipídios e estes são eliminados nas fezes.

Responder