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Dieta da Chia

Ela tem o poder de sossegar o apetite e secar os estoques de gordura. Outra boa notícia: a Chia é fácil de ser incluída na dieta. Dá para perder até 3 quilos em 15 dias!

O sucesso da linhaça como aliada na perda de peso parecia insuperável. Mas a chia apareceu com proporções maiores de ômega 3 e fibras, além de uma boa dose de proteínas.

Originária da planta Sálvia hispânica L., cultivada na Bolívia, México, Chile e atualmente no Brasil, a Chia carrega leucina, valina, lisina, metionina e outros aminoácidos essenciais para a formação de uma proteína de boa qualidade. “Mas o destaque é a concentração de glutamina, aminoácido usado em suplementos para aumentar a resposta muscular após o exercício.”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia, em São Paulo. Sem falar que a proteína sacia facilmente e, por isso, é considerada indispensável para a perda e manutenção do peso.

O nome, vindo do náuatle, língua falada pelos astecas, que significa oleoso, não nega que a quantidade de ácido alfalinolênico, pertencente ao grupo do Ômega 3, não fica atrás. É uma gordura com ação anti-inflamatória, deixando as células menos propensas a estocar a gordura que não é saudável. Mas o efeito anti fome da chia se deve especialmente à quantidade de fibras solúveis e insolúveis – 35,9 gramas em 100 gramas da semente. Revestida por uma película de fibras solúveis, que em contato com a água ou o líquido dos alimentos vira uma espécie de gel, a chia aumenta até 12 vezes de tamanho e ocupa uma boa parte do estômago.

O esvaziamento gástrico também fica mais lento, fazendo com que você demore para sentir fome e reduza até 20% do consumo diário de calorias, segundo um estudo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) feito com ratinhos. “Os animais alimentados com chia também apresentaram redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos”, afirma Sônia Sandra Soares Melo, pesquisadora responsável pelo estudo. E menos triglicerídeos significa menos inflamação e, consequentemente, menos estoques na barriga. Já as fibras insolúveis, reduzem os níveis de açúcar no sangue e regulam o intestino. Mais importante: não esqueça de beber mais água para hidratar as fibras e evitar que elas provoquem prisão de ventre.

Incluir essa semente na alimentação diária traz outros benefícios. Fonte de cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e potássio, ela diminui o perigo de perda óssea, aumenta a resistência física para os exercícios e, consumida com um alimento rio em vitamina C (laranja, por exemplo), reforça a imunidade. Então, quanto mais consumir melhor? Não é assim que funciona, especialmente quando o objetivo é emagrecer. “Apesar de ser uma aliada da barriga lisa, a chia tem 47 calorias por colher de sopa e, portanto, engorda quando consumida em excesso”, avisa Vanderlí.

Fonte: Revista Boa Forma, Novembro de 2012, Edição 311, pag. 120 – Matéria “Dieta da chia”

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  1. Chia dá show de benefícios. | Blog da NatusVita
    5 de fevereiro de 2018 às 9:35 (8 meses ago)

    […] de seis semanas, os estudiosos perceberam que os animais que comeram a Chia ficaram mais saciados, reduzindo em 20% a ingestão alimentar durante o dia. Enquanto as taxas de […]

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