Blog da NatusVita

Descubra a diferença entre o DHA e EPA

Se você tem dúvidas sobre a suplementação com Ômega 3, sobre qual o melhor suplemento ou não sabe a diferença entre o DHA e EPA, você precisa ler este post.

Ômega 3 – O que é?

O Ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado. Ele é um tipo de gordura “boa”, porque a sua estrutura não permite que ele fique depositado nas artérias. Ele é essencial porque o nosso corpo precisa dele, mas não tem a capacidade de produzir.

DHA (Ácido Docosahexaenóico) e EPA (Ácido Eicosapentaenoico) são dois dos tipos mais importantes de Ômega 3 e as suas principais fontes são peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, o salmão, o arenque, a cavalinha e o Krill – um pequeno crustáceo parecido com o camarão.

Qual o melhor suplemento de Ômega 3?

Uma forma de suprir o aporte de Ômega 3 é pela suplementação, com isso, existe no mercado várias opções de suplemento. Entretanto, devemos verificar a qualidade desses suplementos de óleo de peixe com Ômega 3, por isso é importante sempre analisar:

  • A quantidade de DHA e EPA;
  • Se possui laudo técnico;
  • Se possui certificação da IFOS (International Fish Oil Standards Program) – único programa de testes e certificação exclusivo para óleos de peixe, que analisa a presença de contaminantes e metais pesados, estabilidade, pureza e ingredientes ativos -;
  • Se tem na composição alfa-tocoferol, vitamina E ou mistura de antioxidantes de tocoferóis para impedir a oxidação da gordura.

O preço desses produtos variam muito, principalmente se a matéria-prima for importada, se tem certificação e a se concentração de DHA e EPA for maior.

DHA e EPA – Benefícios e Diferenças

Agora que você já sabe analisar a qualidade dos óleos de peixe, vamos entender quais os benefícios e qual a diferença do DHA e do EPA.

Eles trabalham em sinergia dentro do corpo, como se um completasse o outro, mas também cada um pode exercer efeitos únicos dentro do organismo.

  • EPA

    Atua mais regulando e protegendo o organismo dos efeitos causados por inflamações, porque ele age no metabolismo dos eicosanóides. Por isso, ele tem papel protetor cardiovascular, atua na vasodilatação, na diminuição dos triglicerídeos e do colesterol. As condições relacionadas com a inflamação podem ser reduzidas com o consumo de EPA.

  • DHA

    Já o DHA é componente estrutural do cérebro, parte da gordura do nosso cérebro é exclusivamente DHA. Ele atua no bom funcionamento do sistema nervoso central, lá no processo de neurotransmissão e mielinização, na visão, no desenvolvimento psicomotor e em vários aspectos da função neural em relação ao comportamento, memória, aprendizagem.

    O DHA, então, é muito importante para as funções cerebrais, inclusive na gestação lá na formação do feto e no desenvolvimento da criança.

    A deficiência de DHA está associada com distúrbios cognitivos, do humor e depressão.

A nossa realidade é um baixo consumo de peixes ricos em Ômega 3, por isso, a suplementação visa, oferecer ao organismo, esses que são nutrientes essenciais, mas que o nosso corpo não produz e precisam ser oferecidos todos os dias.

Lembrando sempre, que é importante procurar orientação nutricional para adequação alimentar e para avaliar a necessidade de suplementação, principalmente em casos específicos como gestantes e crianças.

Onde Comprar


Você pode comprar clicando ao lado: Ômega 3

No site da Natusvita.com.br você pode pagar em até 10X sem juros. O envio é realizado para todo o Brasil.

Responder