Blog da NatusVita

Faseolamina: o que é? Quais os benefícios? Como ela inibe a absorção de calorias?

Luta pela Perda de peso!

Hoje vamos apresentar à vocês a Faseolamina, substância do Feijão Branco, que é um aliado na perda de peso.

Antes de mais nada, é bom frisar que não existe milagre, mas existe a ciência e com ela alguns nutrientes que auxiliam no processo de emagrecimento. Então, porque sofrer sozinho?

O que é Faseolamina e onde encontrá-la?

Feijão Branco

A Faseolamina é um complexo conjunto de glicoproteínas heterogêneas que está presente em alta prevalência na farinha de Feijão Branco. A Faseolamina é conhecida por inibir a enzima Alfa-amilase, ou seja, ela age bloqueando a digestão dos carboidratos.

Um bloqueador de carboidrato é uma substância que interfere na degradação de carboidratos, levando a uma digestão reduzida de modo que a energia derivada do carboidrato, seja diminuída ou a taxa de absorção corporal da energia em forma de glicose seja reduzida. Simplificando: menos absorção, menos energia em forma de caloria.

  • Feijão Branco em cápsulas: é composto por Farinha de Feijão Branco e Vitamina C. Rico em Faseolamina ele mantém níveis glicêmicos saudáveis, auxilia na redução da absorção de carboidratos, o que quer dizer menos calorias absorvida, auxiliando no emagrecimento:

Por que a ciência aponta a Faseolamina como um aliado na perda de peso?

Através da inibição da Alfa-amilase, a Faseolamina impede que os carboidratos que são consumidos na dieta, sejam totalmente absorvidos no intestino delgado. Os carboidratos não digeridos pelo intestino, ou são excretados e suas calorias não são absorvidas, ou passam para o cólon onde podem ser fermentados por bactérias.

Por conta da ação da Faseolamina, cerca de 50 a 20% de energia total do carboidrato não é liberada. Por consequência, a energia total utilizada provém da mobilização das reservas de gorduras.

Quando consumida juntamente com refeições com alto teor de carboidrato, a Faseolamina que é componente importante do Feijão Branco, é capaz de reduzir o peso corporal e os níveis de gordura corporal semelhante à uma dieta com restrição calórica. Em casos de sobrealimentação, a Faseolamina pode aliviar o aumento esperado do ganho de gordura corporal e parâmetros sanguíneos como triglicérides e glicose no sangue ao longo do tempo.

A Faseolamina parece ser eficaz na indução da má absorção de carboidrato e assim promover a perda de peso por consequência de um déficit calórico.

Estudos comprovam a ação da Faseolamina sob a composição corporal

Na China, um estudo foi realizado com 101 voluntários com IMC entre 25-40. Os voluntários foram divididos em dois grupos: suplementados com Faseolamina e outro com placebo. Após 60 dias de consumo, o grupo suplementado com Faseolamina apresentou redução do peso corporal (-1,9 Kg) e diminuição da circunferência da cintura (-1,9 cm).

Em 2007, uma fórmula dietética contendo 445 mg de extrato de Feijão Branco foi consumida por indivíduos com sobrepeso, junto à dieta rica em carboidratos. Os resultados foram positivos com a diminuição do peso corporal e da massa adiposa. Em outro estudo utilizando o extrato de Feijão Branco, durante 30 dias, o resultado apontou para uma diminuição de 4% do peso corporal, acompanhado por uma redução da gordura corporal 10-45%, dos indivíduos submetidos à suplementação. Já, no estudo de Udani et al., eles constataram uma redução do peso corporal e os níveis de triglicerídeos séricos em 14 adultos obesos, que receberam por 2 meses suplementação de Faseolamina, 2x ao dia. Após 2 meses, a dosagem foi de 3x ao dia e o grupo perdeu 1,9kg, além do decréscimo do IMC, enquanto o grupo controle perdeu 400 gramas.

Destacam-se os seguintes benefícios no consumo da Faseolamina:

    Farinha de Feijão Branco

  • Auxílio na detoxificação do organismo, combatendo os radicais livres;
  • Auxílio no aumento da saciedade;
  • Auxílio na inibição da absorção de carboidratos e colesterol;
  • Auxílio na perda de peso e no acúmulo de gordura corporal;
  • Auxílio na redução da gordura abdominal;
  • Auxílio na diminuição da glicemia;
  • Auxílio na saúde do intestino, podendo ser refletido na saúde da pele.

Desta forma, a Faseolamina, além de auxiliar na manutenção da saúde em geral, contribuem principalmente para o emagrecimento, atuam no combate ao acúmulo de gordura corporal, mantém níveis saudáveis de glicemia, além de proporcionar o desfrute de todos os benefícios do consumo das fibras dietéticas.

Onde Comprar Faseolamina

Faseolamina
Clique ao lado para comprar Faseolamina.
Pague em até 10X sem juros.
Ou 5% de desconto no pagamento com boleto.

Referências Bibliográficas:

ABE-MATSUMOTO, Lucile Tiemi; SAMPAIO, Geni Rodrigues; BASTOS, Deborah H. M.. Suplementos vitamínicos e/ou minerais: regulamentação, consumo e implicações à saúde. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, vol. 31, n. 7, pp. 1371-1380. Janeiro de 2015.

CLARKSON, PM. Effects of exercise on chromium levels: Is supplementation required? Sports Med. N. 23, PP. 341-349. 1997.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.

GOMES, M. R., ROGERO, M. M., TIRAPEGUI, J. Considerações sobre cromo, insulina e exercício físico. Rev Bras Med Esporte. Niterói, vol. 11, n. 5, pp. 262-266. Setembro/Outubro de 2005.

MIRA, Giane Sprada; GRAF, Hans; CANDIDO, Lys Mary Bileski. Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes. Braz. J. Pharm. Sci.,  São Paulo,  v. 45, n. 1, p. 11-20,  mar.  2009.

ONAKPOYA, I.; POSADZKI, P.; ERNST, E. Chromium supplementation in overweight and obesity: a systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials. Obes Ver. Vol. 14, pp. 496-507. 2003.

STEEMBURGO, T. et al . Fatores dietéticos e síndrome metabólica. Arq Bras Endocrinol Metab,  São Paulo,  v. 51, n. 9, p. 1425-1433. Dezembro de 2007.

MADAKBAS, S. Y.; AWALE, H.; KELLY, J. Determination of PhaseolinTypes in Common Bean (Phaseolus vulgaris) Varieties from Turkey. Greener Journal of Agricultural Sciences. Vol 4, n. 2, pp. 39-45. Março de 2014.

GIBBS, B. F.; ALLIS, I. BERNARD, F. G.; Characterization of a purified α-amylase inhibitor from white kidney beans (Phaseolus vulgaris). Food Research International. Vol. 31, n. 3, pp. 217-225. Abril de 1998.

HANGEN, L.; BENNINK, M. R. Consumption of black beans and navy beans (Phaseolus vulgaris) reduced azoxymethane-induced colon cancer in rats. Nutr Cancer. Vol. 44, n. 1, pp. 60-65.

OBIRO, W. C.; JIANG, B.; ZHANG, T. The nutraceutical role of the Phaseolus vulgaris a-amylase inhibitor. British Journal of Nutrition. Vol. 100, n. 1, pp. 1-12. Julho de 2008.

WU, X. et al. Enhanced Weight Loss From a Dietary Supplement Containing Standardized Phaseolus vulgaris Extract in Overweight Men and Women. The Journal of Applied Research. Vol. 10, n. 2, pp. 73-79. 2010.

BENT, S.; PADULA, A.; NEUHAUS, J. Segurança e eficácia de Citrus aurantium para perda de peso. Am J Cardiol, n. 94,  pp. 1359-1361. 2004.

PUSZTAI, A. et al. Lipid accumulation in obese Zucker rats is reduced by inclusion of raw kidney bean (Phaseolus vulgaris) in the diet. Br J Nutr. Vol. 79, n. 2, pp. 213-221. Fevereiro de 1998.

UDANI, J.; HARDY, M.; MADSEN, D. C. Blocking carbohydrate absorption and weight loss: a clinical trial using Phase 2 brand proprietary fractionated white bean extract. Altern Med Rev. Vol. 9, n. 1, pp. 63-69. 2004.

LAYER, P.; ZINSMEISTER, A. R.; DIMAGNO, E. P. Effects of decreasing intraluminal amylase activity on starch digestion and postprandial gastrointestinal function in humans. Gastroenterology. Vol. 91, n. 1, pp. 41-48. 1986.

2 Pingbacks & Trackbacks de

Faseolamina: o que é? Quais os benefícios? Como ela inibe a absorção de calorias?

  1. Óleo de Abacate para Emagrecer | Blog da NatusVita
    5 de Fevereiro de 2018 às 16:47 (4 meses ago)

    […] (Persea americana mill) ajuda a secar as gordurinhas teimosas da barriga. “Ele ajuda no emagrecimento porque reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao […]

Responder