Blog da NatusVita

Como Ter Uma Pele Saudável

A pele é o maior órgão do nosso corpo e por isso, uma das partes mais importantes da nossa saúde e que devemos sempre estar de olho. Uma pele saudável não significa apenas um aspecto visual melhor, mas também maior garantia de saúde e qualidade de vida.

Manter uma pele com aspecto e quadro clínico saudável, entretanto, é um dos grandes desafios que enfrentamos, especialmente com o avanço da idade que é um dos fatores que afeta sua qualidade.

Se você está preocupado com a qualidade da sua pele e quer aprender a melhorar seu aspecto, que tal conferir essas dicas de como ter uma pele saudável?

Controle o seu tempo de banho e evite água quente

Quem resiste a um longo e confortável banho quente, não é mesmo? Apesar da sensação de relaxamento e de que você está limpando toda a pele de maneira eficiente, essa é uma das piores situações para a saúde do tecido cutâneo.

A pele conta com a produção de oleosidade como uma maneira de proteger seu tecido e a água quente é sim a maneira mais eficiente de removê-la. Entretanto, quanto mais tiramos essa oleosidade natural da pele, mais o tecido irá produzi-la, deixando tudo ainda mais oleoso.

Por isso, longos banhos quentes podem ser prejudicais para a saúde da pele, pois trabalham com uma sensação de ressecamento e excesso de produção de óleo em um curto período de tempo. Prefira, sempre que possível, banhos mais curtos e com água morna ou fria.

Valorize o consumo de colágeno

O colágeno é uma das principais proteínas do tecido cutâneo, que, dentre suas várias funções, garante a elasticidade do tecido e seu aspecto mais jovial e brilhante. Por isso, células com pouca concentração de colágeno podem apresentar menor qualidade e um aspecto visual prejudicado, que geralmente resultam em uma sensação de pele frágil e doente.

Para garantir o bom aspecto visual da pele, aumentar o consumo de proteínas e especialmente de colágeno é uma importante estratégia. Por isso, vale a pena conversar com um nutricionista ou dermatologista sobre essa suplementação.

Opte por produtos neutros para aplicar na pele

A não ser que você tenha alguma recomendação médica ou dermatológica para aplicar um produto mais ácido ou básico para algum tratamento de pele, todos os outros cosméticos (como cremes e sabonetes) aplicados nesse tecido devem ser, preferencialmente, básicos. Dessa maneira, não prejudicam o desenvolvimento natural de todas as características das células da pele.

Usa maquiagem? Lembre de retirá-la sempre antes de dormir

Dormir com maquiagem é um hábito muito comum entre mulheres de todas as idades, mas é extremamente prejudicial para a saúde do tecido. A maquiagem não permite que a pele respire e ainda aumenta a ação de radicais livres nas células, acelerando seu envelhecimento e prejudicando sua hidratação.

Por isso, sempre antes de dormir, dedique alguns minutinhos para retirar a maquiagem aplicada no seu rosto para garantir que ele durma livre e saudável.

Hidrate sua pele, preferencialmente após o banho

Lembra que falamos da retirada da camada de oleosidade da pele após o banho? Para garantir que seu tecido não fique ressecado e produza óleo em excesso para compensar essa condição, é importante lembrar sempre de aplicar um hidratante após o banho para “acalmar” as células.

Escolha, junto com seu dermatologista, um hidratante que esteja de acordo com as características da sua pele e, logo ao sair, aplique no rosto, nas pernas, braços e em todo o corpo para garantir que ela fique sempre saudável.

Hidrate também regiões ressecadas ao longo do dia

Mesmo com todo o cuidado com a hidratação, é natural que algumas pessoas apresentem características em seus tecidos cutâneos que os deixem mais ressecados ao longo da rotina. Use loções hidratantes específicas nessas regiões, para garantir mais qualidade e saúde para as células locais. Joelhos, pernas e cotovelos são as principais vítimas dessas situações super comuns na grande maioria das pessoas.

Nunca se esqueça do protetor solar

O protetor solar é o melhor amigo da sua pele, mesmo nos dias de chuva ou de muito frio. Os efeitos dos raios solares no tecido cutâneo são alguns dos principais responsáveis pela queda de sua qualidade e também de seu envelhecimento precoce. O motivo de tudo isso? Eles produzem radicais livres que aceleram o dano nas estruturas celulares e também podem causar lesões severas no tecido, como queimaduras que desidratam e modificam sua estrutura morfológica.

A única maneira de evitar sofrer com as consequências dos raios solares é aplicando protetor solar em todo o corpo (e especialmente no rosto) todos os dias e reaplicar a cada duas ou três horas. Mantenha essa rotina e você terá uma pele saudável e de sucesso!

Além dos cuidados que você identificou acima, lembre-se que alimentar-se de maneira saudável beber muita água e praticar atividades físicas regularmente também são hábitos que não pode deixar de lado quando o assunto é manter uma pele saudável.

Essas dicas lhe ajudaram a garantir mais qualidade para a sua pele? Conte para a gente! Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Responder