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Como Perder a Gordura da Barriga?

Quem não pensa em secar aquela gordurinha acumulada na barriga que atire a primeira pedra. Não importa se você tem muita ou pouca gordura nessa região tão “valorizada” do nosso corpo, perdê-la é sempre uma meta que traçamos para nós quando nos sentimos insatisfeitos com nossa forma física.

Infelizmente, a gordura da barriga é uma das mais difíceis de perder com eficiência, muito por conta de como o nosso metabolismo utiliza as nossas reservas corporais. Sabe aquela regra de onde você engorda primeiro é o último lugar que você vai emagrecer? Ela realmente pode se aplicar para a gordura da barriga.

Mas perdê-la, apesar de uma tarefa difícil, não pode ser tratada como impossível. Para lhe ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de como perder a gordura da barriga. Confira!

Por que ganhamos a gordura da barriga?

Engordamos na barriga por vários motivos diferentes mas, metabolicamente, a justificativa é uma só: a gordura abdominal é a mais fácil de ser formada por nosso corpo, por essa ser uma região em que a formação muscular e o movimento das fibras é menos comum. Dessa maneira, o metabolismo guarda ali as suas reservas energéticas, para que possa utilizá-los em um momento de emergência.

Acumulamos gordura na barriga de diversas maneiras – e essa variação tem muita relação com a nossa carga genética e hormonal. Homens, de maneira geral, acumulam gordura bem na região central da barriga, enquanto mulheres têm mais facilidade para acumular nas laterais e nos quadris. Por causa da composição hormonal, mulheres também têm uma maior tendência a acumular gordura corporal de maneira geral quando comparadas com homens.

Hábitos de vida e, especialmente, a alimentação tem muita relação também com o volume de gordura que acumulamos no corpo e, é claro, na barriga. Quem consome mais alimentos açucarados, com gordura trans, com gorduras saturadas ou bebidas alcoólicas engorda mais nessa parte do corpo. Da mesma maneira que indivíduos sedentários, que trabalham muito tempo sentados ou até mesmo que usam roupas mais largas, podem ter maior tendência a acumular a gordura da barriga.

Qual a relação que essa gordura tem com a nossa qualidade de vida?

A gordura da barriga tem muita relação com nossa qualidade de vida. A ciência já provou que a gordura abdominal é considerada um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e várias outras condições crônicas não transmissíveis, como a diabetes e até alguns tipos de câncer. Por isso, cuidar do tamanho da barriga é, literalmente, se preocupar com a sua qualidade de vida.

O que comer para perder a gordura da barriga?

Um dos principais cuidados que você precisa ter, portanto, para evitar desenvolver a gordura da barriga e, é claro, perdê-la é ajustar a sua alimentação. Quem se alimenta bem sabe que está colaborando para o desenvolvimento de uma forma física mais saudável que naturalmente envolve menor acúmulo de gordura na região abdominal.

Por isso, para perder a gordura da barriga, a sua alimentação deve ser focada em:

  • Peixes e frutos do mar: ricos em ômega 3 que atuam na redução da inflamação causada pela gordura corporal e melhora o metabolismo da glicose;

  • Probióticos: os probióticos, encontrados em iogurtes, bebidas e outros alimentos, produzem um ácido capaz de atuar na redução do percentual de gordura corporal, já que melhoram a atuação da flora intestinal;

  • Alimentos integrais: ricos em fibras alimentares que ajudam no processo de saciedade e reduzem a ingestão de calorias;

  • Frutas cítricas e vermelhas: ricas em antioxidantes que podem ajudar na queima da gordura e redução de sua oxidação;

  • Chá-verde: bebida que conta com compostos que aumentam a mobilização de gorduras estocadas em nossas estruturas corporais;

  • Chá de hibisco: que aumenta a reação metabólica de queima das gorduras (adipogênese), favorecendo sua redução na composição corporal;

  • Azeite: rico em gorduras saudáveis e que auxiliam na redução da formação de novas células de gordura na região abdominal.

Quais exercicios fazer para perder a gordura da barriga?

Não apenas a alimentação, como os tipos de exercícios realizados regularmente na sua rotina podem auxiliar na perda de gordura da barriga com mais eficiência. Além das atividades aeróbicas, que aumentam a temperatura corporal e, consequentemente, as atividades metabólicas do organismo – queimando mais calorias – existem treinos específicos de musculação que podem auxiliar na tonificação da musculatura da região abdominal.

Por isso, ao frequentar uma academia, lembre-se de pedir ao seu personal trainer que foque em exercícios aeróbicos sempre intercalados com treinos voltados para fortalecer a barriga e toda a região do Core.

O que atrapalha a minha tarefa de perder a gordura da barriga?

Evitar determinados hábitos pode lhe ajudar a tornar a perda de gordura da barriga ainda mais eficiente. Os principais deles são:

  • Dormir pouco: o momento do sono é quando produzimos a leptina, que é um hormônio que atua no nosso apetite e nos faz comer menos. Enquanto dormimos é quando nosso corpo também descansa para atuar de maneira mais eficiente na queima de calorias no dia seguinte;

  • Comer rápido: quem come muito rápido evita a produção da sensação de saciedade, ingerindo mais calorias do que o necessário e, é claro, engordando mais rapidamente;

  • Ficar longos períodos em jejum: o jejum prolongado é altamente prejudicial para a perda de gordura na barriga, afinal, quando o organismo volta a ser alimentado ele absorve ainda mais calorias para formar novas reservas energéticas em sua região favorita do corpo: o abdômen. Por isso, equilibrar o horário das refeições é muito importante.

Algum suplemento pode me ajudar nessa tarefa?

O uso de suplementos deve sempre ser feito com a intenção de equilibrar uma alimentação que está sendo ineficiente em algum sentido para a saúde do indivíduo. Por isso, alguns suplementos podem ser usados para auxiliar na perda da gordura da barriga, especialmente se eles auxiliam a aumentar o metabolismo corporal (termogênicos) ou se controlam a saciedade (fibras alimentares e proteínas).

Nesse contexto, converse com seu nutricionista sobre qual a melhor alternativa de termogênicos ou suplementos com capacidade de controlar o apetite para adicionar na sua alimentação e melhorar o resultado na região abdominal.

O que você tem feito para perder a gordura da barriga? Algumas dessas estratégias funcionam para você? Conte para a gente!

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