Blog da NatusVita

Combate a TPM e a Menopausa

A alteração dos níveis de hormônios femininos pode ser uma das consequências metabólicas mais difíceis de lidar que uma mulher pode viver ao longo da vida. E essa alteração dos hormônios acontece com uma recorrência grande, nos períodos pré-menstruais e, principalmente, durante a menopausa.

Mas como combater os sintomas dessa alteração sem ter que recorrer a tratamentos medicamentosos e artificiais? Nesse artigo falamos um pouco da ação de alguns óleos naturais no controle da TPM e da menopausa. Confira!

O que é a TPM?

A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, é uma condição clínica que ocorre no período que antecede o ciclo menstrual de uma mulher. Caracterizada por uma alteração dos níveis hormonais femininos, a TPM é sempre lembrada por sua capacidade de gerar oscilações de humor, desânimo, dores e muito desconforto para muitas mulheres nesse período.

O uso de medicamentos anticoncepcionais e de mudanças nos hábitos do dia a dia podem ser alternativas para o controle de alguns dos sintomas, mas que nem sempre são eficientes.

O que é a Menopausa?

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher que é caracterizada por uma queda ou interrupção da produção de hormônios femininos pelo organismo, levando a paciente a lidar com vários sintomas de queda de qualidade de vida relacionados com essa condição.

O tratamento da menopausa, na grande maioria das vezes, é feito com uma terapia de reposição hormonal, entretanto, existem muitas pacientes que não podem realizar esse tipo de controle ou que não desejam usar hormônios sintéticos nessa fase da vida.

O que acontece com o organismo feminino nessas duas situações?

Em ambas as situações – TPM e menopausa – a mulher sofre as consequências da ausência ou alteração dos níveis de hormônios femininos, que podem levar a alterações de humor, queda do metabolismo corporal, alteração da qualidade da pele e dos cabelos, indisposição, dores e muito desconforto durante o período.

O tratamento dessas condições geralmente foca no controle dos sintomas, visto que a regulação dos níveis hormonais só deve ser feito – se necessário – com recomendação e acompanhamento médico especializado.

Quais são os benefícios do óleo de linhaça para essas mulheres?

O óleo de linhaça é um alimento que pode ser usado no equilíbrio hormonal feminino, tanto durante a TPM, quanto durante a menopausa. Como esse alimento conta com níveis altos de ácidos graxos essenciais para a nossa saúde (como o ômega 3), minerais, vitaminas e vários compostos fitoquímicos, ela pode ser um auxiliar importante para um tratamento natural dos sintomas que a mulher pode sofrer nessa fase da vida.

Estudos realizados na Universidade de Toronto foram capazes de mostrar que o óleo de linhaça, além de atuar de maneira preventiva contra o câncer de mama (que tem seu risco de desenvolvimento aumentado durante a menopausa), também auxiliou a melhorar a sensação de bem estar e tranquilidade em mulheres que tinham dificuldades de lidar com a TPM e a menopausa.

O consumo desse óleo diretamente na alimentação ou em formato de cápsulas se mostrou igualmente eficiente nos resultados.

Quais são os benefícios do óleo de prímula para essas mulheres?

O óleo de prímula é um outro alimento muito utilizado no controle dos sintomas da TPM e da menopausa, por conta de suas características nutricionais. Rico em ácido gama linolênico (também chamado de GLA), esse é um óleo que atua na melhora das respostas inflamatórias do corpo e, por isso, pode ser muito interessante para diminuir desconfortos na região do útero nas mulheres com TPM.

Para as mulheres na menopausa, esse também é um óleo bastante interessante, visto que ele conta com várias ações positivas como:

  • Melhora a saúde do coração;

  • Melhora dos níveis de colesterol e glicemia no sangue;

  • Controle da pressão arterial;

  • Ativação do metabolismo corporal e uso das reservas de gordura corporal (influenciando na perda de peso);

  • Diminui a retenção hídrica;

  • Aumenta a biodisponibilidade de cálcio para o corpo;

  • Melhora a qualidade da pele e do cabelo;

  • Aumenta a força dos ossos e a qualidade desses tecidos.

Quais são os benefícios do óleo de borragem para essas mulheres?

O óleo de borragem, apesar de não ser tão popular quanto o óleo de linhaça e óleo de prímula, também é um alimento natural muito interessante e importante para o tratamento das mulheres que enfrentam os sintomas da TPM e da menopausa.

Esse óleo é derivado das sementes de uma planta chamada Borago officinalis, que tem como sua principal característica a alta concentração de ômega 6 e ômega 3, dois ácidos graxos essenciais para a nossa saúde.

Dentre os diversos benefícios que ele pode fornecer por conta dessa composição nutricional, o óleo de borragem tem efeito terapêutico contra os sintomas da TPM e da menopausa, melhorando a disposição e a qualidade de vida das mulheres nessa fase. Ele é capaz de modular os níveis de estrogênio, progesterona e prolactina nessas pacientes, influenciando positivamente na saúde das mesmas.

Além disso, o óleo de borragem é perfeito para melhorar o perfil lipídico corporal, melhorando a saúde cardiovascular das mulheres, especialmente que estão vivendo a menopausa.

Você conhecia essas alternativas naturais de tratamento da TPM e da menopausa? Lembre-se que o uso de qualquer um desses óleos ou de cápsulas isoladas de óleos ômega, só devem ser feitos com orientação médica e nutricional, ok?

Compartilhe conosco a sua opinião e dúvidas sobre esse assunto!

Responder