Blog da NatusVita

Cogumelo Agaricus – Venha descobrir seus segredos

Cogumelo AgaricusVárias espécies de fungos e cogumelos são utilizados na medicina alternativa como uma boa opção para valorizar a qualidade de vida e a saúde. Pensando nisso, a ciência tem explorado as características de vários desses produtos que podem valorizar o funcionamento do organismo e garantir a proteção da saúde em diversos aspectos.

Um desses produtos naturais é o Cogumelo Agaricus. Nunca ouviu falar sobre ele antes? Confira tudo que você precisa saber sobre ele, antes de adicionar na sua alimentação!

O que é o Cogumelo Agaricus?

Cogumelo Agaricus é também o nome dado ao Cogumelo do Sol, uma planta medicinal que também pode ser encontrada sob os nomes de cogumelo de deus, cogumelo da vida, fungo brasileiro e cogumelo amêndoa.

Essa é uma planta comestível,com sabor discretamente adocicado e com aroma de amêndoas – e por isso um de seus nomes remete a essa oleaginosa tão saborosa. O cheiro de amêndoas, inclusive, é uma consequência da presença de compostos como o benzaldeído, álcool benzílico e benzoato de metilo, que além do odor são responsáveis por suas características medicinais tão procuradas e valorizadas.

Apesar de ser uma espécie nativa do Brasil, o cogumelo agaricus é um produto muito consumido no Japão e utilizado para tratamento de doenças crônicas.

O cogumelo agaricus, apesar de ser chamado por muitos profissionais da saúde de planta medicinal, é um fungo e, por isso, depende de substâncias orgânicas, nutrientes e outros insumos encontrados na natureza para seu desenvolvimento.

Para que serve esse produto?

De maneira geral, o Cogumelo Agaricus foi estudado por vários centros e universidades de saúde no mundo por conta de sua característica combatente a efeitos de alguns tipos de câncer no organismo humano. Por isso, esse fungo é conhecido por suas características anticancerígenas.

Entretanto, o avanço dos estudos sobre esse composto natural tão importante para a medicina alternativa, provou que o Cogumelo Agaricus tem uma capacidade enorme de desenvolver outros benefícios no organismo humano após o seu consumo. Por isso, hoje ele é um produto ainda mais procurado e valorizado por quem procura viver uma vida com mais qualidade tendo como base a alimentação.

Quais são as suas principais características?

O Cogumelo agaricus é conhecido por duas de suas características nutricionais bastante específicas: a presença de betaglucanas em sua composição e da manifestação específica do gênero agaricus na saúde humana.

As betaglucanas são compostos nutricionais conhecidos por sua capacidade de melhorar o funcionamento do sistema imunológico e, por isso, sempre suas fontes alimentares são utilizadas como uma das alternativas para o tratamento de vários tipos de câncer e outras doenças imunológicas na saúde humana.

Observa-se que esses polissacarídeos encontrados em alimentos específicos são capazes de melhorar o funcionamento das células do sistema imunológico, tornando o sistema defensivo humano mais capaz de combater determinadas condições clínicas que podem afetar sua saúde.

Os Agaricus, por sua vez, são fungos que podem ser encontrados de diversas formas em vários cantos do mundo (e não apenas no Brasil), mas que mantém suas características nutricionais essenciais para a saúde na mesma intensidade e, por isso, sendo sempre um alimento valorizado quando o assunto é tratamento alternativo.

Cogumelo do Sol

Quais são os benefícios do consumo do Cogumelo Agaricus?

O principal efeito oferecido pelo consumo do Cogumelo Agaricus é, sem sombra de dúvidas, a sua capacidade de aumentar o funcionamento do sistema imunológico do organismo humano. Apesar dessa característica sempre ser apontada como benéfica para combater as doenças neoplásicas, ela também pode ser muito útil no tratamento de condições cardiovasculares, hepáticas, metabólicas (como a diabetes), imunológicas e até que atingem o tecido da derme.

Como a ingestão do Agaricus é capaz de fazer com que nosso sistema imunológico produza mais citocinas, eles também podem contar com características antivirais importantes, inibindo a ação e proliferação de vírus patogênicos na nossa saúde. Todas essas ações, entretanto, devem ser acompanhadas de um tratamento médico específico para que possam garantir o efeito desejado para a saúde humana.

De maneira geral, o consumo regular de Cogumelo Agaricus resulta em:

  • Maior capacidade de renovação celular;
  • Controle nos níveis de colesterol e glicose no sangue;
  • Redução da pressão arterial;
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Redução dos efeitos negativos do tabagismo;
  • Maior sensação de bem-estar e qualidade de vida;
  • Menores riscos de trombose, infarto, derrame, alzheimer, rinite e outras doenças que dependem do funcionamento do sistema imunológico para não se manifestar.

Como consumir o produto?

Assim como qualquer outro alimento com características medicamentosas e nutricionais importantes, o consumo do Cogumelo Agaricus só pode ser realizado após avaliação médica e nutricional. Dessa maneira, o profissional responsável por prescrever o produto é que vai indicar a melhor forma de utilização do mesmo (natural, em cápsulas, pó ou outra versão) e qual o volume indicado para atingir os objetivos necessários para a saúde.

Cogumelo Agaricus. cápsulas

O uso irregular do alimento pode resultar em efeitos colaterais como náuseas, diarreia, reações alérgicas e desconforto gastrointestinal. Por isso, nunca faça o uso do mesmo sem a orientação profissional, mesmo que ele seja um produto 100% natural.

Você já conhecia o Cogumelo Agaricus antes? Conte para a gente sua experiência sobre o assunto!

Responder