Blog da NatusVita

Como Combater a Celulite?

Uma das marquinhas mais temidas para se ter na pele, a celulite é uma condição que, apesar de estética, é o resultado de reações químicas e inflamações que acontecem nesse tecido.

Nesse artigo, ensinamos a você o que é a celulite, os tipos que podem se desenvolver e como você pode combater quando essa inflamação aparecer na sua pele. Confira!

Celulite Como Combater

O que é a celulite?

A celulite, que é clinicamente chamada de Lipodistrofia Ginóide, é o nome utilizado para classificar as inflamações que ocorrem no tecido subcutâneo. Essa inflamação se instala na pele por conta do acúmulo de gordura, toxinas e água nas células da pele, deixando-as inchadas e mais endurecidas – características que causam os desníveis no tecido que são perceptíveis a olho nu (aquele aspecto de casca de laranja tradicional).

Apesar de parecer um quadro clínico complicado, a celulite é uma condição médica que não é considerada grave, trazendo apenas desconforto estético por conta de sua aparência na pele – especialmente para mulheres, que têm maior tendência para desenvolvê-las.

Quais são os tipos de celulite?

A celulite pode ser classificada de acordo com seu grau de “intensidade”, que avalia as características da lesão, como número de depressões, profundidade das mesmas, flacidez, elevações e histórico de outras lesões. Essas características permitem a pontuação da celulite em uma escala que vai de 1 a 15 pontos e que permitem dividir essas lesões em:

  • Celulites leves (1 a 5 pontos);
  • Celulites moderadas (6 a 10 pontos);
  • Celulites graves (11 a 15 pontos).

A classificação da celulite em graus ajuda a definir o tipo de tratamento da mesma, com maior eficiência nos resultados.

Quais são as causas da celulite?

Vários são os fatores que levam uma pessoa a desenvolver um quadro de celulite na pele, entretanto, essa condição é sempre relacionada com o excesso de peso, visto que as células inflamadas podem ter alta concentração de gordura em sua composição.

Mesmo que o excesso de peso seja uma das causas dessa lesão, é muito comum encontrar celulite em pacientes com peso normal ou até mesmo muito magras, visto que eles podem conter uma maior proporção de gordura em sua composição corporal.

A celulite também é uma condição mais comum em mulheres do que em homens, tanto por sua composição corporal ser mais favorável ao acúmulo de gorduras (por conta das ações hormonais no organismo feminino) em locais em que elas se desenvolvem de maneira mais comum.

Outros fatores também podem ser determinantes no desenvolvimento da celulite:

  • Tabagismo;
  • Alimentação desequilibrada;
  • Estresse;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Poluição;
  • Metabolismo lento;
  • Alterações hormonais;
  • Desidratação.

Como identifico a celulite?

A celulite tem um aspecto visual muito característico, por conta da alteração que ela causa no tecido da pele. Ela pode remeter a pequenas depressões ou covinhas no tecido ou, como alguns profissionais de dermatologia gostam de dizer, um aspecto de casca de laranja. Em celulites mais graves e avançadas, a pele pode parecer severamente afetada, com depressões ainda mais profundas.

É mais fácil de encontrar celulites em regiões das nádegas e coxas – que são pontos que acumulam mais gordura nas células – mas também é possível conferir as lesões nos braços, abdômen e seios.

É possível tratar a celulite?

O tratamento da celulite é recomendado apenas se as lesões causam desconforto estético para o paciente, visto que elas não são uma condição que coloca em risco a saúde do indivíduo.

Uma boa maneira de tratar a celulite é, na verdade, agir na sua prevenção. Por isso, garantir um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática regular de atividades físicas, longe do tabagismo e do estresse são alguns dos cuidados que você pode ter.

Para pacientes que já apresentam celulite desenvolvida em alguns tecidos corporais, vale a pena visitar o dermatologista para conferir qual é a melhor opção de tratamento para o seu tipo de lesão. O diagnóstico é feito via exame clínico.

As opções de tratamento da celulite são:

  • Tratamentos estéticos como drenagem linfática, massagens modeladoras, carboxiterapia, criolipólise, lipocavitação;
  • Técnicas cirúrgicas, que devolvem ao tecido o aspecto visual desejado;
  • Uso de suplementos orais que auxiliam no tratamento da lesão, oferecendo nutrientes e compostos que agem especificamente nas estruturas celulares modificadas.

Innovelle Celluli

Uma das alternativas é o Innovelle Celluli, um suplemento que fornece nutrientes importantes para o organismo que auxiliam a ter uma pele mais lisa, evitando e minimizando o aspecto casca de laranja.

Você pode comprar clicando ao lado: Innovelle Celluli

Você sofre com quadros de celulite? Já tentou algum tipo de tratamento da condição? Compartilhe com a gente sua experiência sobre o assunto!

Responder