Blog da NatusVita

Café Verde – O que é e como funciona?

O que é Café Verde?

Como o próprio nome já indica, o Café Verde é um suplemento à base de extrato de Café Verde enriquecido com vitaminas e minerais.

O Café Verde (Green Coffee em inglês) é um produto derivado dos grãos de café que ainda não passaram pelo processo de torrefação.

Por não ser torrado, ele acaba conservando suas propriedades naturais e mantendo uma alta concentração de Cafeína, antioxidantes e seu principal componente ativo o Ácido Clorogênico.

Café Verde – Como Funciona?

Para todos os efeitos, o Café Verde, tem composição química semelhante aos grãos de café em geral, mas tem uma concentração de Cafeína 2 vezes maior do que o grão de café torrado e um alto teor de moléculas de Ácido Clorogênico, elemento que se perde durante o processo de torrefação. Por ser amargo e não apresentar boa palatabilidade, O Café Verde é geralmente consumido na forma de cápsulas. Sua composição física é caracterizada por um pó branco, pois a expressão “Café Verde” quer dizer apenas que é utilizado o produto antes do seu processamento. O Café Verde tem demonstrado trazer grandes benefícios para o corpo, como um aliado natural no processo de emagrecimento, eliminando a gordura acumulada e por seu efeito energizante.

Mas afinal, para que serve o Café verde?

Saiba para o que serve o Café Verde

O suplemento alimentar de Café Verde da Natusvita, possui vitaminas e minerais que juntos otimizam os efeitos benéficos já conhecidos do Café Verde, com ação antioxidante, controle da glicose e aumento da imunidade. Por se tratar do extrato do grão de café integral, ele mantém em sua composição muitos nutrientes naturalmente encontrados no café, como antioxidantes, Cafeína e Ácido Clorogênico. Por seu efeito termogênico, a suplementação de Café Verde é utilizada como um aliado na perda de peso e pelos demais benefícios correlatos ao efeito da Cafeína. Se fizermos uma rápida pesquisa com as pessoas que encontrarmos nas ruas, vamos descobrir que mais da metade delas estão insatisfeitas com sua composição corporal atual. É comum encontrarmos dificuldade para alcançar a boa forma e finalmente eliminar o peso excedente. A luta pelo emagrecimento não é tarefa fácil, principalmente por que estamos sempre insatisfeitos com o nosso corpo. Foi pensando nisso que a Natusvita desenvolveu um suplemento alimentar com fórmula exclusiva à base de Café Verde enriquecido com vitaminas e minerais. Oferecendo uma opção natural e comprovada para quem procura um aliado na perda de peso.

Em um estudo realizado pela Americam Chemical Society, no qual pessoas com sobrepeso e obesidade foram submetidas ao consumo diário de Café Verde, elas perderam, em média, 10% do seu peso e 16% da gordura corporal, em apenas 22 semanas.

Para entendermos melhor os benefícios do consumo de Café Verde, vamos abordar um pouco mais sobre os dois principais elementos composto no extrato de Café Verde, o Ácido Clorogênico e a Cafeína, os quais se deve os principais efeitos benéficos oferecidos ao organismo.

Café Verde – Ácido Clorogênico

O Ácido Clorogênico é um fitoquímico encontrado em altas concentrações nos grãos de café, antes do processo de torrefação. Ele é facilmente absorvido pelo organismo e é responsável por muitos dos benefícios ligados ao consumo de Café Verde. O Ácido Clorogênico tem sido apontado como sendo capaz de auxiliar na perda de peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e potencialmente exercer um efeito anti-diabético.

Os mecanismos pelos quais o Ácido Clorogênico pode induzir na redução do peso corporal em pessoas com sobrepeso ou obesidade, ainda não estão bem estabelecidos, entretanto, acredita-se que é pelo fato de estarem relacionados na prevenção da absorção de carboidratos do intestino após as refeições. Além do potencial efeito hipoglicemiante, pela capacidade em reduzir a Área Sob Curva de glicose (AUC), o Ácido Clorogênico também parece repercutir positivamente em ação hipotensora arterial, ou seja, contribui na diminuição da hipertensão arterial.

Café Verde – Termogênico por possuir Cafeína

A cafeína é classificada pela bioquímica como um alcaloide e é encontrada em aproximadamente em 60 tipos de plantas. No nosso organismo a cafeína é absorvida e atinge a corrente sanguínea entre 40 minutos e 2 horas após o seu consumo. A cafeína possui ação termogênica, que significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. Os termogênicos visam manter o metabolismo, para que se tenha uma maior queima calórica ao longo do dia. Eles são muito indicados para serem utilizados em conjunto com atividades físicas.

A cafeína, tem sido muito estudada por seu variado potencial benéfico, incluindo o auxílio no aumento do consumo de energia e perda de peso, diminuição da gordura corporal, bem como o aumento do desempenho e um potencial poupador de glicogênio. Além de afetar o metabolismo e favorecer a gordura como fonte de combustível, muitos estudos têm mostrado que a cafeína tem um impacto sobre o estado de alerta, fadiga e outros estados de humor.

Café verde emagrece?

Café verde ajuda no emagrecimento?

O consumo de Café Verde é capaz de reduzir o ganho de peso corporal, esse efeito se dá tanto pela ação do Ácido Clorogênico, quanto pela ação da Cafeína. Estudos realizados para elucidar os mecanismos envolvidos na redução do peso corporal, concluíram que o Ácido Clorogênico reduz o acúmulo de triglicerídeos no fígado enquanto a cafeína reduz os triglicerídeos circulante no sangue, comprovando certa sinergia na ação destes dois compostos. Muitas outras pesquisas tem sido realizadas para atestar a eficácia do Café Verde na perda de peso, muitos autores tem notado a correlação entre a ingestão do Café Verde e a capacidade de suprimir o ganho de massa gorda ao longo do tempo. Há uma melhora na composição corporal total, tanto na perda de peso, quanto no percentual de gordura.

Em estudo realizado com 12 voluntários saudáveis, mostrou que o consumo de Café Verde enriquecido com Ácido Clorogênico, induziu a redução na absorção de glicose. Em um segundo estudo comparativo com duração de 12 semanas foi investigado a massa corporal de 30 pessoas com sobrepeso, a perda média de massa corporal foi de 5,4 kg, já no grupo controle que consumiu café instantâneo normal foi de apenas 1,7kg. Portanto, a conclusão do estudo foi que o Café Verde que á naturalmente enriquecido com Ácido Clorogénico parece ter um efeito significativo na absorção e utilização da glicose da dieta. Este efeito, se o Café Verde é usado por um longo tempo, pode resultar na redução da gordura e massa corporal, quando comparado com o uso de café instantâneo normal.

Associado à uma alimentação saudável e exercícios físicos o Café Verde é promissor no emagrecimento.

Onde Comprar Café Verde

Café Verde
Clique ao lado para comprar Café Verde.
Pague em até 10X sem juros.
Ou 5% de desconto no pagamento com boleto.

Referências bibliográfica

American Chemical Society (ACS). “New evidence on effects of green coffee beans in weight loss.” ScienceDaily. ScienceDaily, 27 March 2012.

BELZA, A., ELZA, S., TOUBRO, A. The effect of caffeine, green tea and tyrosine on thermogenesis and energy intake. European Journal of Clinical Nutrition (2009). N. 63, pp. 57–64. Setembro de 2007.

Carlos A. B. De Maria e Ricardo F. A. Moreira. Cafeína: Revisão sobre métodos de análise. Quim. Nova, Vol. 30, No. 1, 99¬105, 2007.

ESCOTT-STUMP, S.; MAHAN, L. K. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 12ª ed.2010.
SAITO, I. et al. The blood pressure-lowering effect and safety of chlorogenic acid from green coffee bean extract in essential hypertension. Clin Exp Hypertens, pp. 28, v. 5 Julho de 2006.

FARAH A, et al. Effect of roasting on the formation of chlorogenic acid lactones in coffee . J Agric Food Chem., 2005.

FARAH A, et al. Chlorogenic acids from green coffee extract are highly bioavailable in humans. J Nutr. 2008

HEINE, RJ. et al. Acute effects of decaffeinated coffee and the major coffee components chlorogenic acid and trigonelline on glucose tolerance. Diabetes Care, pp. 1023-1025. Março de 2009

OCHIAI R., et al Green coffee bean extract improves human vasoreactivity. Hypertens Res., 2004.

OUTLAW, J. et al. Effects of ingestion of a commercially available thermogenic dietary supplement on resting energy expenditure, mood state and cardiovascular measures. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol. 10, n. 25. Abril de 2013.

SHIMODA, H.; SEKI, E.; AITANI, M. Inhibitory effect of green coffee bean extract on fat accumulation and body weight gain in mice. BMC Complement Altern Med., 2006.

SUZUKI A., et al Green coffee bean extract and its metabolites have a hypotensive effect in spontaneously hypertensive rats . Hypertens Res., 2002.

Thom, E. The Effect of Chlorogenic Acid Enriched Coffee on Glucose Absorption in Healthy Volunteers and Its Effect on Body Mass When Used Long¬term in Overweight and Obese People. Journal of International Medical Research, vol.35, n.6, p.900-908,2007.

WATANABE T., et al The blood pressure-lowering effect and safety of chlorogenic acid from green coffee bean extract in essential hypertension. Clin Exp Hypertens, 2006.

3 comentários em

Café Verde – O que é e como funciona?

  1. Karen
    24 de junho de 2017 às 12:51 (1 ano ago)

    Estava em dúvida se o café verde emagrece mesmo, obrigada!!!

  2. NatusVita
    4 de julho de 2017 às 9:49 (1 ano ago)

    Olá Karen!
    Que bom que conseguiu encontrar aqui no nosso blog as informações que precisa acerca do Café Verde. Fique ligada que toda a semana trazemos um assunto diferente.

1 Pingbacks & Trackbacks de

Café Verde – O que é e como funciona?

Responder