Blog da NatusVita

Cabelos Curtos – Vantagens e o Corte Ideal

Cabelos Curtos – vantagens e o corte ideal

Cabelos curtos são uma tendência de corte feminino que voltaram com tudo nos últimos anos. Esse tipo de corte representa não apenas modernidade e ousadia, como também força e estilo, já que o corte curto sempre foi algo associado ao sexo masculino.

Mulheres de cabelo curto quebram paradigmas e se destacam diante de tantas outras que optam por sustentar as longas madeiras.

O cabelo curto pode ser apresentado de várias maneiras diferentes e, assim como todo corte, pode demandar cuidados para evitar suas desvantagens e valorizar os seus benefícios.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse tipo de corte?

Vantagens e Desvantagens dos Cabelos Curtos

Optar por usar os cabelos curtos pode lhe trazer várias vantagens e desvantagens que vamos apresentar aqui, para que vocÊ faça a escolha certa na hora de cortar os seus fios.

Vantagens do cabelo curto

  • Praticidade: cabelos curtos são práticos e dão muito menos trabalho para se arrumar em qualquer situação;

  • Diferentes tipos de looks: se engana quem pensa que só existe uma maneira de cortar os cabelos curtos. As opções de usar as madeixas curtas são várias;

  • Ar moderno e sofisticado: o cabelo curto é uma decisão ousada, mas que transmite sofisticação e modernidade, afinal, ele tem tudo a ver com quem tem atitude;

  • Reduz o volume: para quem enfrenta problemas com volume em excesso nos fios de cabelo, o corte curto pode ajudar a controlar essa situação;

  • Fios mais hidratados: os cabelos longos sempre estão associados a pontas mais ressecadas e mal-tratadas. Nos fios curtos, as pontas estão sempre bem aparadas;

  • Menores gastos com produtos cosméticos: o cabelo curto demanda menor gasto com shampoo, condicionador, cremes e outros produtos para cabelo.

Desvantagens do cabelo curto

  • Cabelos volumosos exigem cuidado: se mal cortados, eles podem ficar ainda mais volumosos quando curtos;

  • Menor número de penteados: é difícil fazer um grande número de penteados diferentes, apesar de existirem boas opções;

  • Uso de secadores e chapinhas pode ser mais complicado: por causa do comprimento mais curto, algumas pessoas podem sentir dificuldade ao usar esses materiais.

Dicas de Cortes

O cabelo curto é uma opção bastante versátil, que pode ser produzido com vários cortes diferentes e gerar penteados simples mas criativos. Citamos abaixo os principais cortes que você pode aplicar nos seus fios curtos:

Cut Bob

Esse é o corte favorito das famosas, que é repicado no pescoço e com a parte da frente mais comprida. Sua franja pode ter qualquer tamanho, mas deve ser feita de acordo com o formato de rosto.

Pixie

Pixie é o nome dado para o corte “joãozinho”, que também é o querido de muitas mulheres. Ele é bem curto e desfiado, para deixar o look mais moderno e feminino.

Curto repicado

Esse é um modelo clássico de corte, com as laterais maiores e uma franja que marca o corte.

Long bob

O long bob é um dos cortes curtos mais pedidos em salões de beleza. Ele é um estilo chanel, mas com as partes da frente mais longas que as de trás, trazendo um belo efeito para o cabelo.

Messy Hair

Esse é um corte para quem quer volume e ondulações nas madeixas, já que o estilo deixa o cabelo com um aspecto mais “bagunçado”.

Franja assimétrica

Uma das mais novas tendências para os cabelos curtos, as franjas assimétricas deixam o look moderno e ousado, além de sensual.

Pixie com moicano

Esse também é um corte muito visto em celebridades, por conta de sua ousadia. Ele é um joãozinho com moicano, porém que deixa o look elegante e despojado ao mesmo tempo.

Undercut

O undercut consiste na raspagem da parte posterior da nuca e a parte da frente um pouco mais longa – ou joãozinho.

Sidecut

A raspagem do cabelo, nesse corte, é na lateral, e é combinada com os fios mais longos do outro lado. É um corte também ousado e moderno.

Tipos de Cortes de acordo com o rosto

Como qualquer outro corte de cabelo, os cortes curtos também podem ter estilos que combinam mais ou menos com um determinado tipo de mulher. Como destacam bastante o rosto, o formato da face pode fazer a diferença na hora de escolher o corte ideal para você. Que tal conferir quais são indicados para quais tipos de rosto?

Oval

Para mulheres com rosto oval, o corte curto pode ser qualquer um, já que a grande maioria dos estilos combina com esse formato. Por isso, seja criativa e escolha aquele que chamou sua atenção.

Quadrado

Mulheres com rosto quadrado (testa e queixos largos) precisam usar cortes que tem franjas médias ou curtas, para suavizar o formato das suas estruturas. Prefira cortes assimétricos, na altura do queixo, com pontas desfiadas ou até no estilo chanel.

Triângular

O rosto triangular é aquele de mulheres com o formato da mandíbula bem marcado. Para esse tipo de rosto o corte bob (com cabelo mais curto atrás e maior na frente) é o ideal para equilibrar os traços.

Redondo

Para os rostos redondos, os cortes mais curtos, volumosos e com longas franjas são os melhores.

Retangular

Para as mulheres com rosto retangular, o mais indicado são os cortes médios em camadas, com franjas assimétricas, para dar charme e chamar a atenção para as belas características do rosto.

Cortes de Cabelos Curtos : Inspirações

Ainda está sem ideia de qual tipo de cabelos curtos você vai ousar na sua próxima visita ao cabeleireiro? Separamos algumas inspirações em imagens para você ter ideias:

Cabelos Curtos Cortes

Cabelos Curtos Melhor Corte

Cabelos Curtos Modelos

Cabelos Curtos Como Cortar

Cuidados com os cabelos curtos

Cabelos curtos podem ser opções práticas de corte de cabelo para quem não tem tanto tempo – ou paciência – para passar horas dedicadas a arrumar o visual de seus fios. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados básicos para garantir que esses cabelos curtos sejam bem apresentados, mostrando toda a sua modernidade e ousadia que prometem.

Corte de dois em dois meses

Um cabelo curto de respeito precisa estar sempre bem cortado e, é claro, curto. Os cabelos curtos que começam a crescer perdem o corte e seu charme, por isso, cortá-los de dois em dois meses é o ideal para manter o look. Além disso, você cuida melhor das pontas dos fios (deixando-os hidratados e bonitos).

Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Cabelos curtos ondulados, afro, lisos ou cacheados demandam cuidados completamente diferentes quando o assunto é uso de produtos cosméticos. Por isso, sempre procure usar aqueles produtos que são indicados para as características específicas dos seus fios, para que eles sempre brilhem e fiquem lindos.

Alimente-se bem sempre

A saúde dos seus fios depende intimamente da qualidade da sua alimentação. Por isso, nunca se esqueça de manter uma dieta rica em vitaminas e minerais para garantir que eles estejam sempre fortes, brilhantes e sedosos.

Fortaleça seus fios com produtos complementares

Mesmo mantendo todos os cuidados e uma alimentação saudável, alguns fios de cabelo podem precisar de uma ajudinha para permanecerem mais fortes e vivos. Por isso, não hesite em usar produtos complementares que auxiliam a desenvolver esses aspectos nos seus cabelos. O Innovelle Hair&Nail é um desses exemplos!

Os cabelos curtos não são opções de corte apenas para aquelas mulheres que querem ousar na hora de mudar o visual. Eles podem ser a opção certa para qualquer pessoa que está procurando praticidade, aliado a um visual mais moderno e diferente.

Qual é o corte de cabelo curto que você escolheu? Conte para a gente!

Responder