Blog da NatusVita

Blueberry – O Mirtilo. Tudo Sobre

Blueberry. Muito provavelmente você já ouviu falar esse nome. Muito popular em terras americanas – e cada vez mais presente por aqui – essa é uma frutinha que tem chamado a atenção por conta de suas características nutricionais.

Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?

O que é o Blueberry?

Blueberry, ou Mirtilo, é nome dado para uma fruta nativa do norte do mundo, muito comum na América do Norte e Europa. Suas principais características são a cor roxa bem escura, formato arredondado, bem pequenininha e um sabor cítrico característico.

No norte do mundo, a Mirtilo é muito usada para comer isoladamente, mas também para adicionar a cereais, iogurtes, bolos, pães, muffins e também para produzir receitas a partir dela (como sucos, geleias e compotas).

Para que serve o Mirtilo?

Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder, visto que, antes de qualquer coisa, o Mirtilo/Blueberry é uma fruta e, portanto, serve para alimentar. Comemos blueberry porque gostamos do sabor, de sua textura e de muitas outras características.

Mas, para quem quer adicionar o Mirtilo com uma visão mais nutricional e de saúde no cardápio, precisa ir além no conhecimento dessa fruta.

O Mirtilo é um alimento importante para quem quer perder peso, aumentar a ingestão de vitaminas e minerais e, principalmente, aumentar a ingestão de antioxidantes no seu dia a dia. Discutiremos um pouco mais sobre cada um desses aspectos mais à frente nesse artigo.

Quais são os benefícios oferecidos pelo Blueberry?

Comer blueberry pode garantir vários benefícios para a sua saúde. Listamos alguns deles para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa poderosa frutinha do norte do mundo:

Grande poder antioxidante

Assim como muitos outros “berries” (como são chamadas as frutas como o morango, a amora e a framboesa) a blueberry conta com uma grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Isso ocorre por conta da presença de antocianinas que são responsáveis por um pigmento presente nessa planta.

Os antioxidantes da fruta ajudam a evitar a ação de radicais livres no corpo, a aumentar a resposta do sistema imunológico e também combater vários tipos de doenças crônicas, degenerativas e cardiovasculares.

Boa para a memória

A ação antioxidante garante também para o Mirtilo uma boa ação anti degeneração das células cerebrais, atuando de maneira importante contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e outras que atingem nosso sistema nervoso central. Por isso, gostamos de dizer que o Mirtilo é uma fruta muito boa para a memória, concentração e muitas outras atividades cerebrais.

Baixo índice glicêmico

O Blueberry é uma fruta muito interessante para quem precisa manter os índices glicêmicos em baixa – como é o caso de diabéticos. Por conter um açúcar de absorção mais lenta e maior concentração de fibras e outros compostos que influenciam na passagem do açúcar para o organismo, ele é o alimento ideal para quem não pode correr o risco de ter elevações inesperadas do nível de glicemia no sangue.

Melhora para a mobilidade corporal

Um estudo científico realizado com idosos nos Estados Unidos mostrou que aqueles que consumiam mirtilo diariamente tinham melhora significativa na movimentação dos membros inferiores, além de melhor desempenho na velocidade da caminhada. Isso pode ter relação com a ação antioxidante da fruta, que minimiza a ação dos radicais livres nos tecidos fragilizados do organismo idoso.

Ação importante na proteção cardiovascular

Os antioxidantes atuam de maneira importante na redução do acúmulo de gordura nas artérias do nosso corpo e, por isso, podem ser essenciais para a manutenção de uma saúde cardiovascular a longo prazo. Isso significa menores riscos de quadros de colesterol alto, de formação de placas de ateroma e também de problemas de pressão arterial em indivíduos de diferentes idades.

Como posso comer o blueberry?

Existe uma recomendação de ingestão diária de Mirtilo (ou Blueberry) que chegue a 25 gramas de fruta. Essa ingestão deve ser feita, no mínimo, 3 vezes na semana para garantir todos os benefícios esperados após o consumo da mesma.

Esse é um valor que, entretanto, pode variar muito de acordo com as características de cada indivíduo. Como a necessidade nutricional de vitaminas, minerais e outros nutrientes é individual, é mais interessante compreender qual é a sua demanda dos compostos encontrados no Mirtilo para conseguir encaixá-lo da melhor maneira na alimentação.

Essa análise pode ser feita em conjunto com um nutricionista para garantir a ingestão correta não apenas desse, mas de outros alimentos que podem ser adicionados em uma dieta diária ideal.

Algumas excelentes maneiras de colocar o Mirtilo – que é tão pouco conhecido – na nossa dieta são:

  • Em sua forma natural (ressecado ou não) e puro;
  • Na salada de frutas;
  • Em vitaminas e sucos;
  • Em iogurtes e smoothies;
  • Na forma de caldas, geleias e compotas;
  • Como ingredientes de bolos, pães, muffins;
  • Com granola, cereais matinais e outros grãos.

Como ele é uma fruta saborosa e muito versátil, basta usar um pouco de criatividade para fazer do Mirtilo parte da sua dieta diária. Vale lembrar que essa frutinha também pode ser encontrada no formato de cápsulas, que são ideais para ajudar a consumir os nutrientes do alimento de maneira mais completa e também para auxiliar quem não se adaptou ao sabor da mesma.

Você já conhecia a Blueberry antes? Conte para a gente um pouco de sua experiência com esse poderoso alimento!

Responder