Blog da NatusVita

Anemia – O que é? Sintomas de anemia e deficiências de nutrientes!

Anemia O que é?

Hemácias ou células vermelhas e Anemia

Existem alguns tipos de anemia e as principais causas além da deficiência de Ferro, pode ser a deficiência de Vitamina B12 (Cianocobalamina) e Vitamina B9 (Ácido Fólico).

O que é anemia?

A anemia é uma condição em que o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo dos níveis normais. A hemoglobina é a proteína que transporta o oxigênio pelo sangue e esse fenômeno pode ocorrer devido à falta de um ou mais dos nutrientes essenciais necessários para a formação de hemoglobina e pode estar associado ou não à diminuição no número de hemácias (as células vermelhas) circulantes.

Causas da Anemia

Assim, a anemia pode ser decorrente de alterações na produção de hemácias, da destruição precoce dessas células, de perda de sangue ou de um misto desses fatores.

As anemias que estão relacionadas à problemas de produção são conhecidas como ferropriva que é provocada pela falta de Ferro e megaloblástica que há deficiência de Vitamina B12 e/ou Ácido Fólico (B9).

Quais as consequências da anemia?

A anemia é um problema de saúde pública global, que ocorre tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. No Brasil, há consenso de que a anemia, principalmente aquela causada pelo déficit de Ferro é altamente prevalente, atingindo todas as classes sociais e grupos etários. A anemia está associada ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor tardio, mudanças no crescimento e desenvolvimento, mudanças de humor, menor tolerância ao exercício, fadiga, dificuldade de concentração, comprometimento da imunidade celular, apetite reduzido, dores de cabeça, tonturas, distúrbios gastrointestinais e até sinais de insuficiência cardíaca.

Sintomas de Anemia

Anemia = Falta de energia

Grupo de risco da Anemia

Geralmente crianças, adolescentes, gestantes, lactantes, idosos, veganos, vegetarianos e pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, apresentam maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de anemia, seja pela ingestão inadequada de nutrientes, má absorção, perda crônica ou aumento da demanda pelo organismo.

Após a cirurgia bariátrica, é comum a piora ou aparência de deficiências nutricionais nos primeiros seis meses do pós-operatório, como desnutrição proteica, deficiência de Ferro, vitamina B12, Ácido Fólico, Vitamina A, E, D e minerais como cobre e zinco.

As deficiências de Ferro ocorrem em 50% dos pacientes. Os níveis séricos de transferrina podem diminuir mesmo se a hemoglobina estiver em níveis normais, devido à ineficiência na absorção de Ferro.

Anemia e Deficiência de Ferro

O Ferro é um mineral essencial para a saúde humana e dentre outras coisas participa da produção das células do sangue e atua no transporte do oxigênio.

Na alimentação, o Ferro provém de alimentos de origem animal (carne e ovos) e também é encontrado em alguns vegetais verde-escuros, feijões e algumas sementes. Para melhor ser absorvido ele precisa da presença da Vitamina C.

Nos casos em que há deficiência de Ferro, o tratamento pode incluir a suplementação deste mineral.

Anemia e a falta de Ferro

Anemia e Falta de Ferro

Anemia e a Deficiência de Vitamina B12 e Ácido Fólico

A Vitamina B12 e o Ácido Fólico também são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e a sua deficiência pode acarretar uma síntese inadequada do DNA, prejudicando o processo de multiplicação das células, a divisão celular, que pode associar-se a anemia megaloblástica.

As principais fontes de Vitamina B12 são de origem animal: carnes, peixes, leite e derivados, e, ovos. A B12 é estável e resiste ao processo de cozimento em altas temperaturas. Mas pode ficar inativa em contato com a vitamina C e destruída em meios bastante alcalinos.

Já o Ácido Fólico pode ser encontrado em alguns alimentos de origem vegetal e animal, no entanto, aparece em alta concentração mesmo em espinafre, lima, fígado, feijão, brócolis, amendoim e couve-de-bruxelas.

Assim como a anemia por Ferro, a falta de vitamina B12 e Ácido Fólico são diagnosticados por meio de testes laboratoriais e dosagem dos respectivos nutrientes e, seu tratamento pode incluir a suplementação dessas vitaminas.

 

Anemia e a falta de Ácido Fólico

Ácido Fólico e Anemia

Procure o seu médico ou nutricionista e mantenha seus exames laboratoriais em dia!

Onde Comprar Estas Vitaminas e Minerais?

Você encontra tanto o Ferro, como Vitamina B12 e o Ácido Fólico no site da natusvita.com.br! Você pode pagar em até 10X sem juros no seu cartão de crédito ou ainda via boleto bancário. O envio é realizado para todo o Brasil.

Referências bibliográficas:

RAMOS, Natalia Maria Coutinho Pinheiro de Jesus et al . Weight loss and nutritional anemia in patients submitted to Roux-en-Y gastric bypass on use of vitamin and mineral supplementation. ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo , v. 28, n. 1, p. 44-47, 2015.

MENDONCA, Elisângela Barros Soares et al . Hemoglobin concentrations and associated factors in adolescentes from Recife, Brazil. Rev. Nutr., Campinas , v. 27, n. 5, p. 537-546, out. 2014.

BUFFON, Pedro Luis Dinon et al . Prevalência e caracterização da anemia em idosos atendidos pela Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. geriatr. gerontol., Rio de Janeiro , v. 18, n. 2, p. 373-384, jun. 2015.

Responder