Blog da NatusVita

Açai – O que é? Para que serve? Benefícios

AçaiViver no Brasil nos garante uma grande vantagem quando o assunto é variedade de consumo de alimentos naturais. Os vegetais, legumes e frutas são abundantes nessa região do globo e se desenvolvem com muita facilidade no nosso clima e estilo de terreno, permitindo que tenhamos uma grande gama de opções do que comer para nos manter sempre nutridos e com saúde.

O açaí é uma das frutas que fazem a diferença quando o assunto é alimentação brasileira. Típica do norte do país e praticamente consumida em toda a nossa extensão, o açaí é um produto encontrado somente nessa região da América do Sul, mas valorizado em todos os cantos do globo.

Se você é um apaixonado por açaí como um bom brasileiro – ou ainda não saboreou o que essa frutinha tem para lhe oferecer – que tal conhecer um pouco mais sobre ela nesse artigo?

O que é o Açaí?

O Açaí é um fruto de uma palmeira típica na região norte da América do Sul – e por isso, muito popular nos estados do Pará e Amazonas. Com sabor característico, coloração roxa bem escura e formato inconfundível, o açaí é um dos alimentos base das refeições da população do norte do Brasil, sendo consumido em sua forma crua, como suco, sorvete, purê ou como parte de muitas outras receitas típicas da região.

Nas regiões centro, sul e sudeste do Brasil, o Açaí é consumido gelado, como um sorvete, e adoçado com extrato de guaraná, se tornando uma excelente opção para dias quentes e para repor a energia após a prática de algum exercício físico.

Para que serve o Açaí?

O Açaí é um fruto que, basicamente, é utilizado para desenvolver pratos e vários tipos de refeição. A ciência da nutrição descobriu outras características nutricionais importantes desse alimento e o utilizou também para desenvolver medicamentos naturais específicos que são populares em muitos tratamentos.

O açaí hoje também é utilizado para fortificar produtos capilares, cremes hidratantes e outros produtos dermatológicos que contam com suas características antioxidantes para beneficiar a saúde.

Quais são as principais características nutricionais desse alimento?

O açaí é um alimento que conta com duas importantes características nutricionais: o alto valor energético e uma grande capacidade antioxidante. O valor energético desse alimento é elevado por conta da presença de óleos vegetais essenciais para a nossa saúde e uma grande disponibilidade de açúcar de origem vegetal. O poder antioxidante, por sua vez, é uma consequência da presença de antocianinas, muito comum nesse alimento.

Além disso, o açaí é um alimento que conta com boa concentração de ferro, cálcio, vitamina E, magnésio, potássio, sódio, zinco, vitamina B1 e vitamina C.

Açai

Quais são os benefícios do açaí?

O açaí é um alimento que pode fornecer diversos benefícios para a saúde. Que tal conhecer alguns deles?

Grande poder antioxidante

O açaí é um dos principais antioxidantes para a nossa saúde. Antioxidantes ajudam a evitar a ação de radicais livres em vários sistemas e tecidos corporais, protegendo suas estruturas e sua saúde.

O poder antioxidante faz bem para a saúde do coração, da pele, dos cabelos, das unhas e também para o sistema imunológico do corpo.

Alta concentração de fibras alimentares

As fibras alimentares são nutrientes essenciais para a saúde do organismo. Além de auxiliar no controle da pressão arterial, no volume de açúcar e gordura circulante no sangue e controlar o apetite, elas também são responsáveis por garantir um funcionamento mais eficiente do sistema gastrointestinal.

Poderoso contra o câncer

O açaí é um alimento extremamente nutritivo e que conta com vários compostos nutricionais que podem auxiliar no combate à vários tipos de câncer. Os antioxidantes, por exemplo, são alguns desses compostos que protegem os tecidos corporais contra o desenvolvimento dessas lesões indesejadas.

Excelente para fornecimento de energia

Por ter alto valor nutricional e permitir a digestão e absorção rápida de seus nutrientes, o açaí é um alimento considerado essencial para quem precisa de aumentar as reservas de energia. Por isso, é fornecido para praticantes de atividades físicas antes ou depois do treino, de acordo com orientação nutricional.

Afrodisíaco natural

O açaí aumenta a capacidade de circulação do sangue em todo o corpo humano – inclusive na região peniana. Por isso, é considerado um importante afrodisíaco natural por ser capaz de aumentar o desejo e a capacidade sexual em homens e mulheres.

Importante para o combate às câimbras

Por ser uma boa fonte de potássio, o açaí é também muito indicado para combater e prevenir câimbras ocasionadas por má circulação ou por excesso de exercícios e movimentos da musculatura.

Como posso consumir o açaí?

O açaí pode ser consumido de diversas maneiras: como polpa, como suco, como sorvete, como purê (salgado) e de várias e versáteis alternativas alimentares. Além da forma natural, é possível contar com os benefícios do açaí com o consumo desse alimento em cápsulas, que concentra suas características nutricionais e torna tudo mais fácil para a digestão.

Açai. cápsulas

Para o consumo em forma natural ou em cápsulas, é importante contar com a orientação de um nutricionista. Por isso, não deixe de marcar uma consulta antes de começar a consumir esse alimento no dia a dia.

Você tem o hábito de consumir açaí? Conte para a gente!

Responder