Blog da NatusVita

7 Dicas de Cuidados com a Pele

A pele é o maior órgão que nós temos em nosso corpo, já que ela cobre todo o organismo, não apenas na forma de tecido cutâneo, mas também como unhas e cabelo. Por isso, cuidar da saúde da pele é importante não apenas para nosso visual, mas também para nos garantir qualidade de vida.

Cuidar da saúde da pele é mais fácil do que a gente imagina – e o cuidado começa com a mudança de pequenas rotinas no nosso dia a dia. Que tal conferir 7 dicas de cuidados com a pele para você começar a aplicar agora mesmo?

Tomar bastante água

Se a pele é o maior órgão do nosso corpo, a água é a responsável pela maior parte da nossa composição corporal. Isso significa que sem água, nenhum de nossos órgãos vão conseguir funcionar de maneira adequada e saudável – e essa regra se aplica para a pele.

A saúde da pele se baseia muito em como seu visual se comporta: se ela está quebradiça, machucada ou ressecada, é sinal de que algo está errado com ela. E a falta de água pode deixá-la “doente”.

Sem consumir água no volume certo, sua pele vai parecer desidratada e frágil, prejudicando seu funcionamento e sua capacidade de proteção de todas as nossas estruturas. Por isso, tomar água é essencial para garantir a saúde desse tecido. Garanta, pelo menos, o consumo de dois litros de água pura ao dia.

Usar produtos de cuidado com a pele e hidratantes

Para ajudar na hidratação do tecido da pele, além do consumo regular de água, você vai precisar contar com o auxílio dos hidratantes. Mesmo quem conta com a pele oleosa não pode abrir mão desse cuidado, visto que ele é essencial para garantir até mesmo que ela produza menos óleo no dia a dia.

Por isso, garanta o uso de maneira correta de produtos hidratantes e complete esse cuidado com outros produtos de atenção com a pele, como anti-aging, esfoliantes e outros que podem te ajudar a controlar o excesso de secura ou oleosidade.

Consumir antioxidantes de maneira regular

Um dos maiores vilões da saúde da pele são os radicais livres. Radicais livres são compostos produzidos naturalmente pelo nosso corpo durante o processo de envelhecimento (ou durante a prática de atividades físicas, ou por uma rotina de tabagismo e hábitos irregulares de saúde) que podem lesionar a estrutura das células da pele.

Por isso, combater a ação dos radiciais livres é a maneira mais eficiente de garantir que ela continue jovem, bonita, brilhante e saudável.

A melhor maneira de fazer isso é garantindo o consumo de antioxidantes na rotina, de maneira regular. Você pode fazer isso aumentando a ingestão de alimentos frescos, frutas e vegetais, ou também fazendo o consumo isolado desses compostos na forma de cápsulas (ou aplicando cosméticos que garantem a presença desses compostos).

Passar protetor solar

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é o melhor amigo dos cuidados com a pele. O motivo de tanta fidelidade a esse produto? Ele é o único capaz de realmente proteger o frágil tecido cutâneo dos efeitos dos raios solares. Mesmo se você vai sair em um dia nublado, ou naqueles horários seguros para tomar sol, saiba que o protetor solar não pode ser dispensado se você quiser manter uma pele saudável e bonita.

Por isso, se você não tem o hábito de passar protetor solar, comece a criá-lo agora mesmo!

Usar tônico para a pele

Tônicos para a pele ajudam a melhorar, e muito, a saúde desse tecido – especialmente no rosto. Eles são responsáveis por equilibrar o pH da pele, que sofre alteração por conta da poluição, da nossa rotina estressante e até mesmo por conta da aplicação de produtos e maquiagem no tecido. Retomar o pH da pele ajuda a restaurar a proteção natural desse tecido, evitando infecções, alergias e inflamações.

Além desse efeito protetor, o tônico é ótimo para passar antes do protetor solar ou do hidratante, pois permite uma melhora dos efeitos desses produtos, uma vez que são colocados em contato com a pele.

Manter hábitos de vida saudáveis

Fumar, consumir álcool em excesso e viver uma vida estressante são fatores que podem prejudicar significativamente a saúde da sua pele. Por isso, um dos melhores cuidados com a pele que você pode ter são aqueles também que fazem muito bem para a sua saúde.

Evite fumar, não exagere nas bebidas alcoólicas (deixando para consumi-las moderadamente) e viva uma vida cada vez mais distante do estresse. Esses cuidados vão diminuir a produção de radicais livres na sua rotina, permitindo que a pele fique mais bonita e jovem por mais tempo.

Visitar um dermatologista regularmente

Ninguém sabe cuidar melhor da sua pele do que um bom dermatologista. Por isso, esse profissional especialista em tecidos cutâneos deve ser o seu melhor amigo, e estar na lista de médicos que você visita regularmente, para lhe ajudar a garantir mais saúde e um excelente visual para a sua pele.

O dermatologista vai te ajudar a escolher o melhor filtro solar, o melhor hidratante, os melhores produtos para sua pele e também diagnosticar alguma possível condição que possa estar prejudicando a qualidade desse tecido.

Ainda não visitou o dermatologista? Marque uma consulta ainda hoje mesmo!

Esses são apenas alguns dos cuidados com a pele que você deve ter regularmente. Qual já faz parte do seu dia a dia? Conte para a gente!

Responder