Blog da NatusVita

5 Exercícios Para Fazer em Casa Que Funcionam

A prática regular de atividades físicas é um dos pilares essenciais para que você esteja em dia com a sua saúde. Não adianta comer bem, de maneira equilibrada e controlada, se você vive uma vida sedentária e sem movimentação. Da mesma maneira que não adianta se exercitar regualrmente e intensamente sem prestar atenção à qualidade do que você está comendo.

Aqui nós já demos várias dicas sobre como viver uma rotina alimentar saudável e completa. Agora, você precisa adicionar a atividade física nesse dia a dia. E a falta de tempo não deve ser uma desculpa para isso.

Nesse artigo, apresentamos para você cinco exercícios diferentes para você fazer em casa. Você vai ver como eles funcionam e como você não precisa de nada mais além da força de vontade para executá-los.

Que tal conferir essa lista?

Pular corda

Um dos exercício mais antigos do mundo, o hábito de pular corda é uma ótima opção de atividade aeróbica para fazer em casa e não depender de uma bicicleta ou uma esteira para queimar calorias.

Pular corda é muito simples e você vai precisar apenas de…uma corda (e isso é fácil de conseguir em qualquer loja de esporte na sua cidade). E você não precisa começar a pular corda como um grande campeão, fazendo cruzadas ou trocando os pés. Tudo que você precisa é atenção para se manter movimentando por um período de tempo específico.

Em 15 minutos de cordas puladas, você já vai ter queimado quase 200 calorias. Além disso, a corda te ajuda a fortalecer a musculatura da coxa, da panturrilha e do abdômen, também lhe ajudando a trabalhar a concentração e a persistência.

Não se esqueça de escolher um tênis com bom sistema de amortecimento para absorver o impacto dos saltos para as cordas.

Mule kick

Mule kick é o termo em inglês para “chute de mula”, e essa é uma descrição perfeita do que é esse exercício. Especialistas em atividades físicas afirmam que esse exercício é uma variação de flexão, porém que também trabalha o aspecto aeróbico desse tipo de treino.

Para praticá-lo, tudo que você precisa é de uma roupa confortável e um bom tênis, também com sistema de amortecimento para segurar o impacto dos pés no chão.

O mule kick consiste em colocar as duas mãos ao chão e, com a força do abdômen e dos braços, levar as pernas para cima, como se estivesse dando um “coice” para trás. Esse movimento lhe ajuda a treinar explosão, gastando calorias, e também fortalecer a musculatura das costas, dos braços, dos punhos, ombros e abdômen.

Shadow boxing

Sempre teve vontade de fazer aula de boxe mas lhe falta tempo para encaixar na rotina de uma academia? Então que tal praticar esse esporte em casa? O shadow boxing nada mais é do que uma simulação de uma luta de boxe, em que você pratica esse esporte com ninguém mais, ninguém menos do que você mesmo (ou, nesse caso, sua sombra).

Por isso, você vai simular movimentos de luta, socos, desvios e swing, como se estivesse lutando com alguém. Esse exercício simples pode parecer que não oferece nenhum tipo de desafio ou resistência para você, certo? Mas na verdade, você vai estar treinando, de maneira divertida e lúdica, a musculatura dos braços, ombro e do core, além de aumentar o seu metabolismo corporal levando à queima de calorias.

Flexões

Treinar a musculatura dos braços, ombro, costas e peitoral é uma das atividades mais simples que você pode fazer em casa e que pode ser resumida a um único exercício: as flexões.

A grande vantagem das flexões é que você pode fazer esse tipo de exercício em qualquer lugar da sua rotina, afinal, tudo que você precisa é de um espaço firme no chão para posicionar as mãos e os pés, para descer o corpo firme e de maneira reta até encostar o peitoral.

As flexões podem ser praticadas de várias maneiras diferentes, treinando grupos musculares específicos. Você pode praticá-las com os braços mais abertos ou mais fechados, com joelhos no chão ou suspensos, ou até mesmo deixando apenas um pé ou apenas uma mão como apoio.

Os níveis de intensidade e dificuldades são vários, fazendo da flexão um ótimo exercício para adicionar na sua rotina de treinos em casa.

Burphee

Você provavelmente já ouviu falar em CrossFit, certo? Essa modalidade que tem conquistado cada vez mais adeptos por conta de suas rotinas de treino intensas e, muitas vezes, exaustivas, realmente não são uma prática para qualquer tipo de pessoa. O que não significa, entretanto, que você não pode tirar alguns benefícios desse tipo de exercício para a sua rotina.

O burphee é um bom exemplo de exercício que nasceu no CrossFit, mas que é tão prático (e com excelentes resultados corporais) que dá para você adicionar na sua rotina de treinos em casa.

Ele consiste na realização de uma flexão, seguida de um levantamento do corpo e um salto, a partir dessa mesma posição. Você retorna em seguida para a flexão novamente, e repete o movimento. A realização frequente desse movimento pode trazer vários benefícios para o corpo, como aumentar a atividade cardiovascular (queimando calorias), movimentar e fortalecer os braços, pernas, peito e core. Tudo que você precisa é de um espaço em casa para realizar os movimentos com segurança e intensidade.

Esses são alguns exercícios práticos e eficientes para fazer em casa e que vão funcionar para sua forma física. Para contar com mais disposição e melhores resultados finais, não se esqueça de usar os produtos e suplementação correta para sua alimentação – afinal, lembre-se que apenas com os dois andando juntos é que o objetivo será alcançado!

Quais desses exercícios que você costuma praticar em casa? Tem outro que é tão eficiente quanto? Conte para a gente!

Responder