Blog da NatusVita

Descubra 5 dicas incríveis anti-idade

Envelhecer é um processo natural para qualquer um de nós. Com a passagem dos anos, é natural que o corpo em todas as suas estruturas comece a sentir o efeito do tempo, diminuindo sua qualidade e capacidade de funções.

Envelhecer, entretanto, não significa que é preciso conviver com todos os efeitos colaterais da passagem do tempo – especialmente com aqueles que estão relacionados com a sua imagem visual. Hoje, existem alternativas naturais que ajudam a combater o processo de envelhecimento das células, garantindo mais qualidade e saúde para os tecidos da pele, cabelo, unhas e até alguns órgãos e atividades vitais.

Você quer aprender a combater a ação do tempo? Confira essas cinco dicas anti-idade que separamos para lhe ajudar!

Limpe sua pele diariamente

Limpar a pele com a ajuda de sabonetes e produtos específicos para tirar resíduos do tecido é um hábito saudável e importantíssimo para controlar os efeitos da idade. Além de ajudar a tirar resíduos de poluição, de produtos químicos e células mortas do tecido que precisa se regenerar, a lavagem também ajuda a controlar o PH da pele, deixando-a mais sedosa, brilhante e propícia para absorver melhor cremes hidratantes e outros produtos para cuidar de sua qualidade.

Outra boa saída também pode ser usar compressas de água gelada ou de chá de camomila para acalmar os tecidos da pele e deixá-los mais lisos e sedosos.

Não fume e beba moderadamente

Um dos grandes vilões do efeito da idade na nossa pele é a produção de radicais livres por hábitos que fazem parte do nosso dia a dia. O tabagismo é, muito provavelmente, um dos piores hábitos não apenas para a nossa saúde, como também para a qualidade da nossa pele. O consumo de cigarro faz com que nosso corpo produza níveis altíssimos de radicais livres, que atuam diretamente nas células da pele envelhecendo-as rapidamente. Por isso, elas perdem brilho, elasticidade, qualidade e até mesmo funcionalidade.

Parar de fumar, portanto, é uma atitude indispensável para quem quer adicionar cuidados anti-idade na rotina.

Além do tabaco, o consumo de álcool em excesso também pode ser um prejudicial produtor de radicais livres no nosso dia a dia. É claro que o consumo moderado de alguns tipos de álcool, como o vinho tinto por exemplo, pode ajudar a aumentar a presença de antioxidantes naturais na rotina. Entretanto, a ingestão em excesso de qualquer tipo de álcool pode ser ainda mais eficiente na produção dos compostos agressores.

Por isso, o consumo de álcool deve ser moderado, caso você queira adicionar rotinas anti-idade no seu dia a dia.

Use protetor solar diariamente

Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é, muito provavelmente, o melhor amigo da sua pele. Os raios solares, mesmo quando estão com baixa incidência (em um dia muito frio ou nublado) são capazes de lesionar o tecido da pele ao entrarem em contato direto com ela. Esse contato com a pele aumenta a produção de radicais livres (que são prejudiciais para a saúde do tecido), mas também tem efeito direto nas estruturas das células, podendo até mesmo a longo prazo desenvolver quadros graves e indesejados de câncer.

O uso do protetor solar funciona como um bloqueio físico simples para a sua pele. A luz solar é barrada pelo creme que cobre a pele, evitando sua ação danosa ao tecido. Em alguns tipos de creme, inclusive, é possível encontrar boas concentrações de antioxidantes e hidratantes, que também ajudam a tratar e cuidar da pele enquanto exercem seus efeitos de proteção.

Por isso, mesmo que você julgue não ser necessário, o uso do protetor solar é um hábito diário para quem quer adicionar cuidados anti-idade na rotina.

Beba muita água

A grande maioria das pessoas adultas não consome o volume adequado de água por dia – e essa pode ser uma das causas de um envelhecimento precoce de seus tecidos cutâneos, mesmo com todos os cuidados diários com a pele.

A água é responsável por garantir hidratação a todos os tecidos do corpo, em especial o da pele, que é mais sensível e que necessita do volume de água para se manter brilhante e vistoso.

Por isso, consumir água diariamente e em volumes satisfatórios (que podem ser definidos em conjunto com seu médico ou nutricionista) é um cuidado indispensável para garantir uma pele jovem e saudável em qualquer fase da vida. Vale lembrar também que uma pele hidratada é mais capaz de combater os efeitos dos radicais livres produzidos naturalmente pela nossa rotina.

Alimente-se bem e faça uso de antioxidantes

A qualidade da sua alimentação é muito importante para garantir o retardo do envelhecimento da sua pele e, por isso, podemos dizer que ela é uma das principais ações anti-idade da sua rotina.

Alimentar-se bem, portanto, com refeições ricas em frutas, vegetais, cereais integrais e outros alimentos frescos e naturais é uma maneira prática e eficiente de garantir a ingestão de antioxidantes naturais e potentes para a nossa saúde.

Além dos antioxidantes da alimentação, o uso de cápsulas isoladas de antioxidantes (desenvolvidas a partir de nutrientes que contam com essa ação específica) também pode ser uma excelente maneira de potencializar a ação protetora desses compostos contra a ação de radicais livres.

Essas cinco dicas anti-idade vão lhe ajudar a manter uma pele mais saudável, bonita e jovem no dia a dia. Qual delas você já adicionou na sua rotina? Conte para a gente!

Responder