Blog da NatusVita

3 Nutrientes para uma pele Bronzeada e Protegida

Olá! O tema de hoje tem tudo a ver com o verão! É uma dica do que você precisa para manter a pele bronzeada e ao mesmo tempo protegida dos danos causados pelo sol.

Chega nessa época do ano, tudo mundo corre atrás daquele bronzeado bonito, mas o sol também pode ser muito nocivo para pele. Por isso, vamos falar de 3 nutrientes importantes, para saúde da pele, principalmente nessa época, porque eles ajudam manter o efeito bronzeado, a medida que protegem a pele e promovem a renovação celular.

Vitamina C

A Vitamina C está na acerola, goiaba, limão e laranja. Ela é antioxidante, por isso, combate os danos causados pelos radicais livres sobre a pele. A vitamina C também é necessária para síntese de colágeno, o maior constituinte da pele. Outra questão é que os níveis dessa vitamina na pele podem diminuir após a irradiação solar e isso pode reduzir o mecanismo de proteção natural da pele, e prejudicar na cicatrização após os danos induzidos pelos raios UV.

Vitamina E

A Vitamina E é encontrada na semente de girassol, ovo e oleaginosas. Ela é um antioxidante, que fica na membrana celular protegendo e varrendo os radicais livres, que são formados pelo organismo ou que são encontradas no ambiente. Por isso, ela age como um regenerador da pele que sofreu ação do tempo, do sol, da poluição e do estresse oxidativo, principalmente por proteger as membranas contra a lipoperoxidação.

Betacaroteno

O Betacaroteno é encontrado na cenoura, abóbora e mamão. Ele tá ligado a fatores de crescimento, diferenciação e renovação celular da pele, auxiliando no combate aos sinais comuns da idade. Além de normalizar o processo de queratinização, ele auxilia na produção e nos níveis normais de melanina. A melanina é aquela substância responsável por dar cor à pele e manter o bronzeado por mais tempo.

Queratinização: processo de renovação celular da pele que lhe confere um aspecto de maciez e uniformização.

A Vitamina C, a Vitamina E e o Betacaroteno, tem ação de fotoproteção que é a capacidade de reduzir os agravos à saúde provocados pela radiação ultravioleta. Eles reduzem os danos causados pelos raios UV, tal como diminui o eritema, a formação de células de queimadura solar e a sensibilidade da pele após a exposição ao sol.

Isso quer dizer que não basta só usar mecanismos externos de proteção, a saúde e a beleza da pele acontecem de dentro pra fora.

Responder